Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/10/2025 16:55. Atualizada em: 03/10/2025 16:59.

Eleitas a Administração do TRT-RS e a Direção da Escola Judicial para o biênio 2025/2027

Visualizações: 314
Início do corpo da notícia.
A foto mostra toda a adm posando para foto
Cassal, Maria Silvana, Alexandre, Cassou, Madalena e Fraga

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) elegeu, nesta sexta-feira (3/10), a nova Administração e a Direção da Escola Judicial (EJud-4) para o biênio 2025/2027. O próximo presidente do Tribunal será o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, atual vice-presidente.

Também foram eleitos:

Vice-Presidente Institucional e de Atuação em Demandas Coletivas: desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa

Vice-Presidente Jurisdicional: desembargador Fernando Luiz de Moura Cassal

A foto mostra o desembargador Alexandre discursando.
Desembargador Alexandre Corrêa da Cruz.

Corregedora Regional: desembargadora Maria Madalena Telesca

Diretora da Escola Judicial: desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco

Vice-Diretor da Escola Judicial: desembargador Ricardo Carvalho Fraga

A eleição foi conduzida pelo atual presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Martins Costa, durante sessão do Tribunal Pleno.

A posse da nova Administração e da Direção da Escola Judicial ocorrerá no dia 5 de dezembro, no Plenário Milton Varela Dutra.

A foto mostra o desembargador Cassou discursando.
Desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa.

Na sessão desta sexta-feira, o Pleno definiu, ainda, as futuras composições de órgãos julgadores do Tribunal e de parte do Conselho Consultivo da EJud-4.

Eleição confirma Consulta Prévia

Os nomes eleitos foram os mesmos indicados pela magistratura na Consulta Prévia, realizada entre os dias 22 e 24 de setembro, com participação de 264 dos 291 juízes e desembargadores em atividade.

Na ocasião, o desembargador Alexandre Corrêa da Cruz recebeu o maior percentual já registrado em consultas do Tribunal (94,62%).

A foto mostra o Desembargador Cassal discursando.
Desembargador Fernando Cassal.

Os desembargadores Fernando Cassal, Cláudio Cassou, Maria Silvana Rotta Tedesco e Ricardo Carvalho Fraga também foram os mais votados em seus respectivos cargos.

Apenas o cargo de corregedor, por não ser submetido à consulta, foi definido diretamente na sessão desta sexta-feira. Foi eleita a desembargadora Maria Madalena Telesca.

Declarações

O presidente eleito, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho da atual gestão, que fortaleceu a Justiça do Trabalho como “um órgão de solução e pacificação de conflitos, de respeito aos precedentes e de resistência ao não cumprimento das normas trabalhistas”.

A fototo mostra a desa. Madalena sorrindo em sua cadeira.
Desembargadora Maria Madalena Telesca.

Segundo ele, a ideia é “dar sequência a esse trabalho e avançar em eixos fundamentais como efetividade processual, inteligência artificial, inovação tecnológica, saúde de servidores e magistrados e ambiente institucional”.

Ele também destacou a importância da cultura institucional e da responsabilidade social, ressaltando que a missão da Justiça do Trabalho deve estar sempre no centro das decisões. “Não percamos nunca a ideia do porquê estamos aqui, qual o nosso objetivo, qual a nossa missão”, declarou.

Por fim, o presidente eleito reforçou a intenção de conduzir “uma gestão participativa, em que a Presidência seja parceira no intuito de resolver os problemas da jurisdição e deixar um legado de união, respeito e realizações”. O desembargador também convidou a todos para a posse, marcada para 5 de dezembro.

A foto mostra a desa. Silvana discursando.
Desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco.

O vice-presidente institucional eleito, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, destacou estar “maduro para contribuir na Administração” e frisou sua sintonia com os propósitos do futuro presidente. Ele garantiu que será “um vice-presidente leal, parceiro e colaborador, para que a gestão do Tribunal seja a melhor possível”.

Já o vice-presidente jurisdicional eleito, desembargador Fernando Luiz de Moura Cassal, disse que assume o cargo com “o compromisso de buscar sempre o aperfeiçoamento da instituição e corresponder com muito trabalho e dedicação às atribuições”. Ele ressaltou que atuará de forma colaborativa com a nova Administração.

A foto mostra o des. Fraga discursando.
 Desembargador Ricardo Carvalho Fraga.

A corregedora regional eleita, desembargadora Maria Madalena Telesca, observou que assume uma “tarefa difícil e de grande responsabilidade” e ressaltou que a experiência em funções anteriores a preparou para os desafios da Corregedoria. A desembargadora é a atual vice-corregedora da instituição.

A diretora eleita da Escola Judicial, desembargadora Maria Silvana Rotta Tedesco, afirmou que pretende manter a projeção nacional alcançada pela EJud-4. “Sei que é uma tarefa árdua, mas me sinto capacitada para conduzir a Escola nesse período”, declarou a magistrada, hoje vice-diretora da EJud-4.

O vice-diretor da Escola Judicial eleito, desembargador Ricardo Carvalho Fraga, destacou que trabalhará em parceria com a próxima diretora. “Certamente darei todo o apoio para que a gestão da nossa escola seja cada vez melhor”, afirmou.

A foto mostra o des. Ricardo discursando.
Desembargador Ricardo Martins Costa.

Conheça mais sobre os eleitos e eleitas

Presidente eleito – Alexandre Corrêa da Cruz

Natural de Porto Alegre, tomou posse no TRT-RS em 1993, como servidor. Em 1995, ingressou no Ministério do Trabalho, no cargo de fiscal do Trabalho. No ano seguinte, foi aprovado para o cargo de procurador do Trabalho, tomando posse na Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. Foi empossado desembargador do Trabalho do TRT-RS em 2010, em vaga do Quinto Constitucional destinada a membro do MPT. Foi vice-diretor e diretor da Escola Judicial nos biênios 2013/2015 e 2015/2017, respectivamente. É o atual vice-presidente da instituição. Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.

Vice-Presidente Institucional e de Atuação em Demandas Coletivas eleito – Cláudio Antônio Cassou Barbosa

A foto mostra o plenário do TRT
Plenário do TRT-RS.

Nascido em Porto Alegre, foi advogado trabalhista no início da carreira. Atuou na advocacia sindical, em lides trabalhistas massivas e negociações coletivas de trabalho. Tomou posse como desembargador do TRT-RS em 29 de agosto de 2008, pelo Quinto Constitucional, como membro da Advocacia. Preside a 5ª Turma Julgadora e integra a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e a Seção de Julgamento de Agravos Internos (Sejai). Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.

Vice-Presidente Jurisdicional eleito – Fernando Luiz de Moura Cassal

Natural de Jaguarão (RS), ingressou na Justiça do Trabalho gaúcha em 1989, como técnico judiciário. Tomou posse como juiz do Trabalho substituto em 23 de novembro de 1992. Foi promovido a juiz titular em 17 de abril de 1995, assumindo a Vara do Trabalho de São Borja. Também exerceu a titularidade da 1ª VT de Erechim, da VT de Cruz Alta, da VT de Osório, da 1ª VT de Gramado, da 17ª VT de Porto Alegre, da 3ª VT de Novo Hamburgo, da 15ª VT de Porto Alegre e da 1ª VT de Bento Gonçalves. Foi promovido a desembargador em 5 de junho de 2014. Integra atualmente a 6ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais. Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.

Corregedora Regional eleita – Maria Madalena Telesca

Nascida em Porto Alegre, tomou posse como juíza do Trabalho substituta da 4ª Região em 28 de setembro de 1990. Após ser promovida a juíza titular em agosto de 1993, atuou na VT de Ijuí (1993), na VT de São Jerônimo (1993-1994) e na 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre (1994-2012). Foi empossada no cargo de desembargadora do Tribunal em 28 de maio de 2012.  Exerceu o cargo de vice-ouvidora e é a atual vice-corregedora da instituição. Veja aqui o perfil completoAbre em nova aba.

Diretora da Escola Judicial eleita – Maria Silvana Rotta Tedesco

Nascida em Erechim (RS), ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 19 de agosto de 1993. Foi promovida a titular em 6 de agosto de 1996, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de São Borja. Também esteve à frente da 1ª VT de Erechim (2002), da 3ª VT de Novo Hamburgo (2002-2003) e da 9ª VT de Porto Alegre (2003-2019). Foi empossada desembargadora do TRT-4 em 2 de outubro de 2019. Integra a 11ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais. É a atual vice-diretora da Escola Judicial. Veja aqui o perfil completo.Abre em nova aba

Vice-Diretor da Escola Judicial eleito – Ricardo Carvalho Fraga

Natural de Porto Alegre, ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 10 de abril de 1985, como juiz substituto. Promovido a juiz titular em 14 de setembro de 1990, exerceu a titularidade da 2ª Vara do Trabalho de Rio Grande (1990-1991) e da 9ª VT de Porto Alegre (1991-2003). Assumiu o cargo de desembargador do TRT-RS em 16 de janeiro de 2003. Foi vice-presidente do Tribunal na gestão 2017-2019. Hoje preside a 3ª Turma Julgadora e integra a Seção de Dissídios Coletivos (SDC) e a Seção de Julgamento de Agravos Internos (Sejai). Veja aqui o perfil completo.Abre em nova aba

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto Eduardo Matos (Secom/TRT-RS) e fotos de Guilherme Lund (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias