Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/02/2026 15:55. Atualizada em: 03/02/2026 16:43.

Ação no Litoral: Blitz contra violência de gênero teve participação ativa do TRT-RS

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.
Márcio entregando material informativo a duas senhoras, na praia
Márcio Martins (entregando material) representa o TRT-RS no HeForShe

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) teve participação ativa na Blitz "Fim da Linha para a Violência Contra a Mulher", que aconteceu nesse sábado (31), em Torres, no litoral norte gaúcho. 

A ação, em parceria com diversas entidades, teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência de gênero. 

A participação do TRT-RS faz parte de um conjunto mais amplo de medidas do Tribunal para a promoção da equidade e o enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência, o que inclui a existência de um Subcomitê de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica e a Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas. 

Márcio Martins, Lúcia Matos e Charles Kuhn
Márcio Martins, Lúcia Matos e Charles Kuhn

O TRT-RS esteve representado no evento pelo servidor aposentado Márcio Martins, que atua em nome do Tribunal no Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe. Márcio também integra o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade. 

Além dele, estiveram na blitz a juíza Lúcia Rodrigues de Matos, que é uma das coordenadoras do Comitê de Equidade e integra o Subcomitê de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica, e o juiz Charles Lopes Kuhn.

A blitz faz parte da campanha global HeForShe, da ONU Mulheres, da qual o TRT-RS é signatário desde 2016. Foram distribuídos materiais educativos e realizadas abordagens de conscientização, com a veiculação da mensagem direta: "Violência contra a mulher, NÃO!". 

Outras instituições estiveram engajadas na ação, como a dupla GreNal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.

Um levantamento da frente parlamentar, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública, mostrou que, entre 2012 e 2025, 1.284 mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul.

Márcio Martins distribuindo material
Ação foi realizada na Praia Grande, em Torres (RS).
Foto posada de participantes da blitz, na beira da praia
Blitz teve o engajamento de diversas entidades

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS e Comitê de Equidade. Fotos: Daiane Roldão da Silva
Tags que marcam a notícia:
horizonteEquidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias