Ação no Litoral: Blitz contra violência de gênero teve participação ativa do TRT-RS
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) teve participação ativa na Blitz "Fim da Linha para a Violência Contra a Mulher", que aconteceu nesse sábado (31), em Torres, no litoral norte gaúcho.
A ação, em parceria com diversas entidades, teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência de gênero.
A participação do TRT-RS faz parte de um conjunto mais amplo de medidas do Tribunal para a promoção da equidade e o enfrentamento de todas as formas de discriminação e violência, o que inclui a existência de um Subcomitê de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica e a Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas.
O TRT-RS esteve representado no evento pelo servidor aposentado Márcio Martins, que atua em nome do Tribunal no Comitê Gaúcho em Apoio ao HeForShe. Márcio também integra o Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.
Além dele, estiveram na blitz a juíza Lúcia Rodrigues de Matos, que é uma das coordenadoras do Comitê de Equidade e integra o Subcomitê de Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica, e o juiz Charles Lopes Kuhn.
A blitz faz parte da campanha global HeForShe, da ONU Mulheres, da qual o TRT-RS é signatário desde 2016. Foram distribuídos materiais educativos e realizadas abordagens de conscientização, com a veiculação da mensagem direta: "Violência contra a mulher, NÃO!".
Outras instituições estiveram engajadas na ação, como a dupla GreNal, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e a Frente Parlamentar de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.
Um levantamento da frente parlamentar, a partir de dados da Secretaria de Segurança Pública, mostrou que, entre 2012 e 2025, 1.284 mulheres foram vítimas de feminicídio no Rio Grande do Sul.


