Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 03/02/2026 11:08. Atualizada em: 03/02/2026 11:40.

TRT-RS presente nas sessões de Abertura do Ano Judiciário, em Brasília

Visualizações: 53
Início do corpo da notícia.
Abertura do Ano Judiciário, no STF
Abertura do Ano Judiciário, no STF

O presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, cumpriu agenda em Brasília (DF). O magistrado participou das sessões que marcaram a abertura do Ano Judiciário no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Supremo Tribunal Federal (STF).

A sessão no TST ocorreu pela manhã. Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, destacou a promoção do trabalho decente, da conciliação e da segurança jurídica como eixo central da atuação do TST em 2026. Ele também apresentou um balanço dos resultados do Tribunal no ano passado.

Presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho
Presidente do TST, ministro Vieira de Mello Filho

Na solenidade do STF, à tarde, o presidente da Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, destacou em seu discurso o compromisso do órgão com a integridade institucional. O magistrado anunciou a elaboração de um Código de Ética do STF,  prioridade de sua gestão para maior transparência, responsabilidade e confiança pública. “Reitero o compromisso ético que todos devemos ter no exercício das funções públicas”, afirmou.

O ministro Fachin também mencionou alguns eixos de sua gestão, como o enfrentamento da violência contra a mulher como pauta prioritária, mutirões para processos do tribunal do júri e de temática racial. Sobre o ano eleitoral, pediu equidistância do Judiciário perante posições políticas e conclamou magistrados e servidores à integridade, independência e serviço à Constituição.

Fachin encerrou seu discurso afirmando que enquanto a magistratura continuar íntegra, a democracia estará em pé. “Se os tempos exigirem mais de nós, sejamos maiores que os desafios. Enquanto a magistratura brasileira permanecer íntegra e firme, a democracia permanecerá em pé, com plena legitimidade”, concluiu.

Comemoração aos 20 anos do prédio do TST
Comemoração aos 20 anos do prédio do TST

20 anos do prédio-sede do TST

Ainda na segunda-feira, o presidente Alexandre Cruz compareceu ao ato comemorativo aos 20 anos do prédio-sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Como gesto simbólico, a Bandeira Nacional foi hasteada em frente ao edifício, em alusão ao primeiro hasteamento realizado na inauguração, em 1º de fevereiro de 2006.

Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio integrou-se ao conjunto arquitetônico de Brasília e simbolizou uma nova fase da Justiça do Trabalho, com espaço físico, identidade e função à altura das demandas de um Brasil em transformação. O edifício abriga não só o TST, mas também o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS, com informações e fotos do STF e do TST
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias