Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 29/09/2025 12:59. Atualizada em: 29/09/2025 13:04.

Agendas e Representações (29/9)

Visualizações: 59
Início do corpo da notícia.

Reunião formal realizada em uma sala de conferências. Diversas pessoas estão sentadas ao redor de uma grande mesa retangular, algumas fazendo anotações e outras ouvindo atentamente. Sobre a mesa, há garrafas de água, copos e documentos distribuídos.Conferência Livre sobre Direitos Humanos no Poder Judiciário gaúcho

O coordenador da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente do TRT-RS, desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa, marcou presença na Conferência Livre “O Papel dos Sistemas de Justiça na Garantia dos Direitos Humanos”.

O evento ocorreu terça-feira (23/9), na sede da Ajuris.

A atividade integra a preparação para a VII Conferência Estadual de Direitos Humanos, que acontece nos dias 3 e 4 de outubro, em Porto Alegre. O objetivo é reunir diferentes instituições para conversar e criar propostas que fortaleçam a democracia e a proteção dos direitos fundamentais.

Ao final, foram apresentadas as seguintes proposições:

  • Criar política judiciária que priorize cooperação em desastres ambientais com foco na justiça climática.
  • Promover formação contínua em direitos humanos para membros e servidores do Poder Judiciário.
  • Incluir educação em direitos humanos da escola ao ensino superior e como requisito em concursos para tribunais.

Tela de aplicativo de reuniões online com os participantes do encontro de diversidade, a juíza Lúcia Mattos aparece no quadrante superior da imagem. II Encontro de Diversidade da Anamatra

A juíza Lúcia Rodrigues de Matos, coordenadora do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS, integrou o II Encontro de Diversidade da Anamatra na quinta-feira (25/9), em Brasília/DF.

A magistrada participou do evento de forma telepresencial.

O encontro reuniu magistrados e especialistas para discutir os estigmas vivenciados pela população LGBTQIAPN+ e os obstáculos encontrados na luta contra o preconceito e as diversas formas de violência.

Dra Telesca posa para foto ao lado de totem do evento.Evento do CNJ põe em pauta a ampliação da participação feminina no Judiciário

A vice-corregedora do TRT-RS, desembargadora Maria Madalena Telesca, participou da 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255”. 

A ementa de nº 255 do CNJ institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

A atividade ocorreu durante os dias 25 e 26 de setembro, no auditório do CNJ, em Brasília/DF.

A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) agregou especialistas no assunto para discutir, por meio de debates, painéis e oficinas, ações concretas visando o fortalecimento da participação das mulheres no âmbito do Poder Judiciário.

Inauguração do Laboratório de Inovação da Defensoria Pública do RS

Sala do laboratório com pinturas coloridas, painéis de led e projetor de vídeo.

A juíza Luciana Caringi Xavier, coordenadora do Laboratório de Inovação do TRT-RS (Linova), representou o Tribunal na solenidade de inauguração do Laboratório de Inovação da Defensoria Pública do RS, o “TRI.Lab: Transformar, Ressignificar, Inovar”.

A solenidade ocorreu na sexta-feira (26/9), no quarto andar da sede administrativa da Defensoria, onde fica a nova sala de inovação.

O centro de inovação, foi criado para ajudar a resolver os problemas e desafios da instituição, juntando esforços de servidores, defensores públicos, colaboradores e também da sociedade.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
Institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias