Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 30/06/2025 17:02. Atualizada em: 30/06/2025 17:02.

Estudantes do Ensino Médio de Caxias do Sul visitam o TRT-RS por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania

Visualizações: 62
Início da galeria de imagens.
Estudantes, professores, magistrados e servidores no Plenário Milton Varela Dutra
Alunos na distribuição do Foro Trabalhista
Alunos no Auditório Ruy Cirne Lima
Alunos ouvindo a explicação da juíza Luciana Stahnke
Vice-presidente Alexandre da Cruz e a juíza Aline Fagundes
Alunos em imersão na 1ª Vara do Trabalho. Eles se divertem ao serem personagens de uma audiência.
Alunos no gabinete do juíz Ary
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Estudantes da Escola Estadual José Generosi, de Caxias do Sul, visitaram,  na manhã desta segunda-feira (30/6), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) e o Foro Trabalhista de Porto Alegre.

Os 39 alunos do Ensino Médio participam do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Anamatra (Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho). Há 20 anos, a iniciativa transmite noções de Direito do Trabalho e cidadania em escolas, por meio de magistrados e magistradas. 

Recepcionados pela equipe do Cerimonial, no saguão do TRT-RS, os estudantes tiveram um cronograma diversificado. Na primeira parte da visita, a experiência foi no segundo grau: eles conheceram o Plenário Milton Varela Dutra, o Cejusc e a Sala de Monitoramento. Divididos em cinco grupos, com média de oito alunos cada, os estudantes movimentaram o Prédio-Sede com muita curiosidade e vontade de aprender.

Plenário

No plenário, eles assistiram a um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-RS, que ensina, com linguagem simples, o funcionamento da Justiça do Trabalho gaúcha.

Em um momento de aprendizagem mútua, servidores, magistrados e estudantes trocaram ideias sobre futuro e trabalho. Em breve fala, o vice-presidente Alexandre Corrêa da Cruz contou sua trajetória até entrar no Tribunal e destacou a importância da visita de instituições de ensino ao TRT-RS.

Também falaram com os alunos a juíza auxiliar da Vice-Presidência, Luciana Caringi Xavier; o diretor da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Juliano Machado; a diretora da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), Maria Augusta Kinnemann; o gestor de Segurança Institucional, João Peixoto; o diretor da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic), André Farias; e a diretora da Secretaria de Manutenção e Projetos (Sempro), Carolina Trindade de Souza. Todos motivaram os jovens a estudarem para perseguir seus sonhos, e ressaltaram que o Tribunal não se limita somente aos cargos que envolvem o Direito, vide os exemplos dos integrantes acima.

Cejusc 2º Grau e Sala de Monitoramento

No Cejusc 2º grau, os jovens ouviram a juíza Luciana Böhm Stahnke explicar como funciona o centro de conciliação e a importância da resolução pacífica de conflitos por meio de métodos consensuais. Na Sala de Monitoramento, o servidor Peixoto falou sobre como a unidade cuida, por meio das câmeras, da segurança de todos os prédios da Justiça do Trabalho gaúcha.

Ainda no Prédio-Sede, os estudantes conheceram os gabinetes dos desembargadores Cláudio Antônio Cassou Barbosa, Ricardo Carvalho Fraga, Manuel Cid Jardon e do juiz convocado Ary Faria Marimon Filho. Nos gabinetes, foi explicado aos alunos o papel dos desembargadores no julgamento dos processos e os desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho.

Foro Trabalhista

Saindo do edifício do Tribunal, os estudantes seguiram em direção ao Foro Trabalhista de Porto Alegre, para completar a última parte da visita. Eles vivenciaram a rotina de uma Vara do Trabalho. Foram recebidos pelas juízas Simone Moreira Oliveira Paese (19ª VT), Lenara Aita Bozzetto (1ª VT), Sheila dos Reis Mondin Engel (11ª VT), Carolina Santos Costa (24ª VT) e Marcela Casanova Viana Arena (29ª VT). Inclusive, simularam uma audiência, em um momento também de descontração entre os colegas. Ainda na sede do primeiro grau, o grupo conheceu a Direção do Foro e a Escola Judicial, com suas salas de aula e o auditório Ruy Cirne Lima.

A juíza Aline Doral Stefani Fagundes, coordenadora regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, explicou que a iniciativa visa aproximar juízes e juízas da comunidade. “Acreditamos que o juiz precisa estar perto da comunidade, a par desse trabalho, a fim de compreender os fenômenos sociais”, disse.

O programa debate temas relevantes para o exercício da cidadania e para o entendimento dos jovens acerca da CLT, aposentadoria, trabalho escravo e combate ao trabalho infantil, além de outras questões.

No final da experiência, ocorre a chamada “culminância”: uma verdadeira celebração, na qual os alunos apresentam trabalhos baseados no que aprenderam, de peças de teatro até poesias.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gustavo Marchant (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
Horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias