Reunião alinha detalhes para o lançamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista no TRT-RS

O lançamento da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025 foi tema de reunião realizada nesta terça-feira (15/4) no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).
O encontro contou com a presença do presidente do Tribunal, desembargador Ricardo Martins Costa; do coordenador do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 2º grau e do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), desembargador Ricardo Carvalho Fraga; do juiz Fabrício Luckmann, coordenador do Cejusc-JT/1º grau de Porto Alegre; da juíza Luciana Stahnke, supervisora do Cejusc-JT/2º grau; e dos servidores Marcos Bitencourt, Eduardo Preto e Anelise Geiger Brod.
Durante a reunião, foram alinhados detalhes da organização e mobilização institucional para o evento, que acontece de 26 a 30 de maio em todo o país.
O desembargador Fraga tem visitado as turmas do TRT-RS para alinhar o envio de processos com potencial conciliatório. Até o momento, o magistrado e sua equipe já estiveram em duas turmas e no Cejusc de 1º grau de Porto Alegre. A intenção é visitar as 11 Turmas e a Seção Especializada em Execução.
“Acredito que será uma semana bastante produtiva”, afirmou Fraga sobre o lançamento da campanha.

Reunião no Nupemec com representantes de diversas unidades
Na semana passada, o Nupemec promoveu uma reunião com a presença de magistrados e servidores dos Cejuscs de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Rio Grande. O encontro teve o objetivo de articular a atuação regional durante a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Também participou da reunião o desembargador Eliázer Antonio Medeiros, coordenador substituto do Cejusc do TRT da 9ª Região (Paraná).
Mais sobre a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista 2025
Promovida anualmente pela Justiça do Trabalho, a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista chega à sua 9ª edição em 2025. Com o slogan “Menos conflitos, mais futuro – Conciliar preserva tempo, recursos e relações”, a campanha ocorrerá de 26 a 30 de maio e terá sua cerimônia de abertura realizada no TRT-RS, em Porto Alegre.
A campanha tem como foco a sustentabilidade das relações de trabalho e busca resolver o maior número possível de processos por meio de acordos consensuais. Na edição de 2024, a semana resultou em mais de R$ 1,7 bilhão em valores movimentados e 88,7 mil audiências realizadas.
A mobilização inclui magistrados, servidores e equipes de conciliação em todo o país.