Justiça mais perto da comunidade: TRT-RS capacita voluntários para atendimento no Ponto de Inclusão Digital em Arambaré
Uma comitiva multi-institucional, liderada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), visitou na quinta-feira (3/4) o Ponto de Inclusão Digital (PID) de Arambaré, no distrito de Santa Rita do Sul. O objetivo da visita foi capacitar a equipe local sobre o uso dos sistemas on-line, visando aprimorar o atendimento à população.
O PID de Arambaré foi instalado em março de 2024 pelo TRT-RS, em parceria com a Prefeitura Municipal. Este projeto tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso das comunidades aos serviços da Justiça do Trabalho, especialmente em localidades distantes ou com dificuldade de acesso às unidades físicas do Poder Judiciário.
O PID oferece um computador, permitindo que a população local possa utilizar o Balcão Virtual para obter orientações e informações sobre os serviços da Justiça do Trabalho, além de possibilitar a realização de audiências por videoconferência.

Organização e participação na visita institucional
A visita foi organizada pelo Laboratório de Inovação (Linova) do TRT-RS, com o transporte providenciado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A comitiva foi recebida pela coordenadora do Centro Comunitário Santa Rita do Sul, Suellen Passos Fagundes. O local abriga o PID.
O prefeito de Arambaré, Iago Kiellermann, também esteve presente. Além da coordenadora, as servidoras Franciele Costa Sá Brito, da área de atendimento, e Rafaela de Oliveira da Rosa, do setor de acolhimento do centro comunitário, participaram das orientações.
Representantes das instituições participantes
Compuseram a comitiva as servidoras do TRT-RS Júlia Carvalho e Martine D'Andrea, representantes do Linova; o analista jurídico Luis Carlos Czarnecki e o técnico judiciário Andrei Giacomini de Almeida, respectivamente do Núcleo de Inovação e Projetos e da Seção de Tecnologia de Informação (STI) do TRE na capital; a servidora Keterine Nunes Hübner, pelo TRE da 12ª Zona Eleitoral, em Camaquã; a técnica judiciária Ângela Moraes da Silveira, da unidade do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJ-RS) de Camaquã; e o coronel José Carlos Albino, representante do Núcleo de Gestão Estratégica do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul (TJM-RS).
Capacitação e reforço na inclusão digital
Durante a visita, cada instituição presente orientou a equipe do PID sobre os usos e características de seus respectivos sistemas online, visando melhor atender à população que procura o espaço. A iniciativa reforça o compromisso do TRT-RS e das demais instituições em promover a inclusão digital e facilitar o acesso da comunidade aos serviços judiciais.
A coordenadora do centro, Suellen Fagundes, destacou a importância da ação: "Foi uma ação muito produtiva; muitas das informações que nos foram repassadas deixaram mais claros os métodos de acesso e os recursos, e vão nos ajudar a orientar melhor a população que nos procurar".
A instalação do PID de Arambaré integra uma série de ações do TRT-RS para promover a inclusão digital e democratizar o acesso à Justiça do Trabalho, atendendo às diretrizes estabelecidas pela Resolução nº 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).