TRT-RS marca presença na abertura de seminário sobre abstenção eleitoral
O desembargador João Pedro Silvestrin representou o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) na abertura do seminário "A Abstenção nas Eleições Municipais de 2024: causas, consequências e desafios".
As atividades são promovidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).
Entre as demais autoridades presentes, estavam o presidente do TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes; o vice-governador, Gabriel Souza; o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Alberto Delgado Neto; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Pepe Vargas; o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz; e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo. O governador Eduardo Leite gravou um vídeo para o evento.
Os debates começaram nesta quarta-feira (12/3), e seguem até sexta-feira (14/3), no Plenário do TRE-RS, no Centro Histórico de Porto Alegre.
O seminário busca analisar as razões da alta taxa de abstenção registrada no último pleito municipal, considerando fatores sociais, econômicos e institucionais que impactam a participação eleitoral.
Durante os três dias de evento, magistrados, promotores, advogados, jornalistas, cientistas políticos, acadêmicos e agentes políticos discutirão o tema sob diversas perspectivas.
A programação do evento inclui painéis com especialistas e autoridades, além de debates sobre o papel da mídia, dos partidos políticos, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na redução da abstenção.
O seminário também está sendo transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRE-RS no YouTube. Para assistir clique aquiAbre em nova aba.