Desembargadora Carmen Gonzalez participa de encontro nacional de lideranças nas áreas de proteção das mulheres e igualdade de gênero
A ouvidora da Mulher e das Ações Afirmativas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, participou, nessa quinta-feira (13), do Encontro Nacional da Alta Gestão do Sistema de Justiça e da Segurança Pública para a Proteção das Mulheres e Igualdade de Gênero.
O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Superior Tribunal Militar (STM), no auditório do STM, em Brasília.
A atividade reuniu lideranças do sistema de Justiça e representantes de políticas públicas voltadas às mulheres. O objetivo foi promover o diálogo institucional, firmar compromissos e propor ações concretas para fortalecer a proteção às mulheres, combater a violência de gênero e ampliar a participação feminina nas instituições.
Ouvidoria da Mulher na Justiça Federal do RS
Na quarta-feira (12/3), a desembargadora Carmen Gonzalez compareceu à cerimônia de instalação da Ouvidoria da Mulher na Justiça Federal no Rio Grande do Sul (JFRS), realizada no auditório da JFRS, em Porto Alegre. A Ouvidoria da Mulher oferece canal especialmente voltado a denúncias de violência, preconceito, discriminação e assédio contra a mulher.
A juíza federal Marciane Bonzanini, ouvidora da nova unidade, destacou a importância da criação das ouvidorias da mulher. “Não se trata de medida isolada, pois o Judiciário vem avançando na criação de normas e estruturas que visam transformar a realidade social, de que são exemplos o Protocolo de Julgamento com perspectiva de gênero e o Protocolo de Julgamento com perspectiva racial, instituídos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)”, destacou ela. “Nesse sentindo, acredito que a efetividade de um trabalho depende de não segmentação e de estarmos atentos a todas as formas de discriminação, gênero, raça, etnia, orientação sexual, classe social e tantos outros, até porque esses fatores se somam e agravam a violência”.
Atuação no TRT-RS
A Ouvidoria da Mulher e das Ações Afirmativas do TRT-RS, liderada pela desembargadora Carmen, foi instituída em outubro do ano passado.
A unidade recebe e trata de denúncias relacionadas a violência, preconceito, discriminação e assédio, especialmente envolvendo questões de gênero, raça, etnia, orientação sexual, identidade de gênero, pessoas com deficiência, idosos e outros grupos vulneráveis.