Programa Trabalho Seguro visita frigorífico da Cooperativa Aurora em Tapejara
O Programa Trabalho Seguro, representado por um dos seus gestores regionais, o juiz do Trabalho Marcelo Caon Pereira, promoveu, na sexta-feira (14/2), uma visita técnica à unidade de Tapejara da Cooperativa Aurora. O magistrado foi acompanhado por outros juízes do Foro Trabalhista de Passo Fundo: Luciano Ricardo Cembranel (diretor do Foro e titular da 2ª Vara do Trabalho), Odete Carlin (titular da 4ª VT), Cristiane Bueno Marinho (titular da 1ª VT) e Cássia Ortolan Grazziotin (substituta na 1ª VT e 2ª VT). O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto as condições de trabalho do frigorífico avícola.
Durante a visita, os juízes acompanharam todas as etapas do processo de abate de frangos, desde o início do ciclo até a entrega do produto final. A ação faz parte das iniciativas do Programa Trabalho Seguro, que visam promover a segurança no ambiente de trabalho e garantir que as normas trabalhistas sejam cumpridas nas diversas fases da produção.
O juiz Marcelo Caon Pereira destaca que a troca de informações entre os gestores da Cooperativa Aurora e a Justiça do Trabalho teve por objetivo a melhoria contínua das condições laborais. “Esse tipo de iniciativa promove um ambiente mais seguro para os trabalhadores do setor e reforça o compromisso institucional com a qualidade e a proteção no trabalho agroindustrial”, observa.
Programa Trabalho Seguro
O Programa Trabalho Seguro é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com instituições públicas e privadas. No âmbito do TRT-RS, ele desenvolve e implementa iniciativas direcionadas às particularidades do estado do Rio Grande do Sul no que diz respeito à saúde e segurança do trabalho.
Os gestores regionais do Programa Trabalho Seguro são o desembargador Marcos Fagundes Salomão, o desembargador Cláudio Antônio Cassou Barbosa (gestor regional adjunto), e o juiz do Trabalho Marcelo Caon Pereira.