Justiça do Trabalho gaúcha promove capacitações para disseminar o PangeaGAB entre os TRTs
Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) participaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, da mais recente capacitação sobre a ferramenta PangeaGAB, O evento foi conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade, e do assistente da Secretaria de Inteligência Judiciária, Marcelo Souza. O treinamento ocorreu na sede da Escola Judicial do TRT mineiro.
O sistema, desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha, proporciona a gestão e pesquisa de modelos de textos de gabinetes. Ele tem o objetivo de agilizar e padronizar a elaboração de minutas de sentenças e votos, resultando em um aumento significativo da eficiência e da qualidade do trabalho. Também apresenta extratos de jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST), permitindo maior segurança nos julgamentos.
A capacitação foi dividida em dois módulos. No primeiro dia, foi realizado um treinamento prático direcionado ao grupo de servidores que atuarão como facilitadores no Tribunal e farão a multiplicação do conteúdo abordado.
No segundo dia, ocorreu a Aula Magna sobre a cultura de inovação e o panorama da inteligência artificial no Judiciário. Também houve apresentação geral da ferramenta e de suas principais funcionalidades para magistrados e servidores do Regional. Ao final do evento, ocorreu a apresentação do Galileu, outra ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pelo TRT-RS.
Expansão da capacitação
Em 2024, a capacitação no PangeaGAB foi realizada em seis Tribunais Regionais do Trabalho: TRT-Campinas, TRT-BA, TRT-ES, TRT-SP, TRT-MS e TRT-AL. Em 2025, o TRT-PB e o TRT-MG já receberam a formação, e outros dez regionais devem ser atendidos ao longo do ano.