Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 27/02/2025 14:11. Atualizada em: 27/02/2025 14:11.

Justiça do Trabalho gaúcha promove capacitações para disseminar o PangeaGAB entre os TRTs

Visualizações: 163
Início da galeria de imagens.
Foto de uma sala de capacitação. Na esquerda aparecem pessoas de costas, sentadas em cadeiras com mesas e computadores. Ao fundo aparece uma tela ligada e o juiz Rodrigo Trindade de pé, falando e gesticulando.
Rodrigo Trindade
Foto de uma sala de aula com várias pessoas de costas em primeiro plano, usando computadores. Ao fundo, Marcelo Souza está de pé falando e gesticulando ao lado de uma tela de projeção.
Marcelo Souza
Público aparece de costas em primeiro plano, ao fundo três pessoas estão de pé falando. Atrás deles há uma tela com o logo do Pangea
Foto de uma sala de aula com várias pessoas de costas em primeiro plano, usando computadores. Ao fundo, Rodrigo Trindade está de pé falando e gesticulando ao lado de uma tela de projeção.
Três pessoas aparecem na mesa oficial de um evento. Ao fundo, aparece um grande tela com o logo do Pangea.
Rodrigo Trindade está de pé, na direita da imagem, falando e sorrindo. Na esquerda aparecem pessoas no público e ao fundo, na mesa oficial, uma pessoa está sorrindo.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Magistrados e servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG) participaram, nos dias 25 e 26 de fevereiro, da mais recente capacitação sobre a ferramenta PangeaGAB, O evento foi conduzido pelo juiz auxiliar da Presidência do TRT-RS, Rodrigo Trindade, e do assistente da Secretaria de Inteligência Judiciária, Marcelo Souza. O treinamento ocorreu na sede da Escola Judicial do TRT mineiro. 

O sistema, desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha, proporciona a gestão e pesquisa de modelos de textos de gabinetes. Ele tem o objetivo de agilizar e padronizar a elaboração de minutas de sentenças e votos, resultando em um aumento significativo da eficiência e da qualidade do trabalho. Também apresenta extratos de jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST), permitindo maior segurança nos julgamentos. 

A capacitação foi dividida em dois módulos. No primeiro dia, foi realizado um treinamento prático direcionado ao grupo de servidores que atuarão como facilitadores no Tribunal e farão a multiplicação do conteúdo abordado.

No segundo dia, ocorreu a Aula Magna sobre a cultura de inovação e o panorama da inteligência artificial no Judiciário. Também houve apresentação geral da ferramenta e de suas principais funcionalidades para magistrados e servidores do Regional. Ao final do evento, ocorreu a apresentação do Galileu, outra ferramenta de Inteligência Artificial desenvolvida pelo TRT-RS. 

Expansão da capacitação

Em 2024, a capacitação no PangeaGAB foi realizada em seis Tribunais Regionais do Trabalho: TRT-Campinas, TRT-BA, TRT-ES, TRT-SP, TRT-MS e TRT-AL. Em 2025, o TRT-PB e o TRT-MG já receberam a formação, e outros dez regionais devem ser atendidos ao longo do ano.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações da Secretaria de Inteligência Judiciária
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias