Comunidade Jurídico-Trabalhista planeja novas turmas do Projeto Pescar
Representantes da Comunidade Jurídico-Trabalhista reuniram-se nesta segunda-feira (10/2), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), para planejar a continuidade da parceria com o Projeto Pescar. A iniciativa oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos.
Atualmente, duas turmas estão em andamento na Comunidade: uma no TRT-RS e outra na Escola Superior de Advocacia (ESA), com formaturas previstas para março deste ano. Há previsão de abertura de novas turmas em 2025.
O curso "Iniciação em Serviços Administrativos" já beneficiou 175 jovens desde 2017, com uma carga horária superior a 800 horas/aula. Os estudantes aprendem sobre autoconhecimento, relacionamento interpessoal, postura ética, cidadania, contratos e a Lei de Aprendizagem. O currículo também inclui introdução à Administração, Informática, Direito e habilidades de comunicação escrita, oral, linguagem corporal e desinibição.
Inserção no mercado de trabalho
O projeto também busca inserir alunas e alunos efetivamente no mercado de trabalho por meio de oportunidades oferecidas por instituições e empresas públicas ou privadas. Caso haja interesse em ofertar uma vaga a um dos alunos/as, basta entrar em contato pelo e-mail sustentabilidade@trt4.jus.br.
Presenças
Participaram da reunião as gestora regionais do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-RS, desembargadora Rejane Souza Pedra e juíza Aline Doral Stefani Fagundes, a corregedora da OAB/RS, Maria Helena Dornelles, a vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do RS (CAA/RS), Paula Grill, a coordenadora da Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, auditora fiscal do Trabalho Denise Natalina Brambilla Gonzalez, a representante do Ministério Público do Trabalho (MPT-RS), procuradora Thais Fidelis Alves Bruch, a coordenadora do Programa Social Pescar, Niura dos Santos Machado, a diretora-geral do TRT-RS, Rejane Carvalho Donis, as educadoras sociais do Projeto Pescar, Cátia Beulke e Valéria Neutzling, a coordenadora de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão do TRT-RS, Elen Cristina Presotto, e a assistente da unidade, Lais Cristina Gross Gerhardt.
Comunidade Jurídico-Trabalhista
A unidade do Pescar na Comunidade Jurídico Trabalhista é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o TRT-4, a ESA, a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS), o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS) e a Superintendência Regional do Trabalho no Rio Grande do Sul (SRT/RS).