Desembargador Lucena expõe, no TRT-RS, fotografias sobre a vida fronteiriça dos gaúchos
A exposição “Doble Chapa”, do desembargador do Trabalho e fotógrafo João Paulo Lucena, estará no saguão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) a partir desta quinta-feira (24/10).
A abertura será às 17h, com apresentações musicais de Leonardo Quadros (violão e voz) e Fabiano Torres (acordeon). O TRT-RS fica na avenida Praia de Belas, nº 1.100, em Porto Alegre.
A mostra retrata a vida dos gaúchos que vivem na tríplice fronteira entre Brasil, Uruguai e Argentina, destacando a cultura compartilhada por essas regiões.
As fotos capturam o cotidiano rural e a identidade fronteiriça, marcada pela mistura de tradições, costumes e idiomas que permeiam a região do Pampa. Lucena registra a vida no campo, mostrando a simbiose cultural presente no Cone Sul.
A mostra ficará aberta ao público até 22 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.
Sobre o fotógrafo
João Paulo Lucena, natural de Porto Alegre, começou na fotografia aos nove anos. Autodidata, aperfeiçoou-se no Núcleo de Fotografia da Fabico/UFRGS e em grupos de fotografia.
Seu trabalho abrange fotografias de natureza e esportes de ação, e mais recentemente, tem se dedicado à fotografia documental, com ênfase na cultura gaúcha e no bioma Pampa. Suas obras já foram exibidas em diversas exposições e publicadas em veículos impressos. Lucena é desembargador do TRT-RS desde 2013.