Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 19/04/2022 18:16. Atualizada em: 19/04/2022 19:37.

Mediação do TRT-4 busca solução para o pagamento de verbas rescisórias a ex-empregados do Gamp, em Canoas

Visualizações: 45
Início da galeria de imagens.
Foto da audiência, mostrando os participantes sentados à mesa de reunião.
Foto da audiência, mostrando os participantes sentados à mesa de reunião.
Foto da audiência, mostrando os participantes sentados à mesa de reunião.
Foto da audiência, mostrando os participantes sentados à mesa de reunião.
Print screen da transmissão da audiência no Youtube, mostrando os participantes em mosaico.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.


O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) promoveu, nesta terça-feira (19), nova audiência de mediação entre o Município de Canoas e os sindicatos que representam os empregados do Gamp (Grupo de Apoio a Medicina Preventiva e a Saúde Pública). A reunião procurou encontrar soluções para a delicada situação dos cerca de 3 mil trabalhadores que ainda aguardam o pagamento de verbas rescisórias, documentos e baixa das carteiras de trabalho.

A audiência foi conduzida pelo vice-presidente do TRT-4, desembargador Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa, com a participação dos juízes auxiliares da Vice-Presidência, Rodrigo Trindade de Souza e Mariana Lerina. Também acompanhou a negociação o procurador regional do Trabalho Marcelo Goulart.

O Município calcula que as rescisórias somem R$ 40 milhões. Seus procuradores alegam que a Prefeitura não pode pagar essas verbas, por vedação legal. Os magistrados do TRT-4 e o procurador do MPT relembraram que o Município, como tomador do serviço, já havia se comprometido a pagar as rescisórias em audiências anteriores. Propuseram, então, que essa posição seja retomada. A mediação também sugeriu que a Prefeitura ampare economicamente as empregadas gestantes, pagando a elas um auxílio emergencial. Essas trabalhadoras não estão recebendo os salários do período de estabilidade.

Os procuradores do Município reiteraram o entendimento de impedimento legal para o pagamento das rescisórias, mas se comprometeram a avaliar a possibilidade de repassar a empregados do Gamp os valores de saldos que a Prefeitura ainda tem junto à entidade. Estima-se que essa quantia represada seja aproximadamente R$ 6 milhões.

Outro encaminhamento da audiência é o compromisso do Município de avaliar a possibilidade de emitir os Termos de Rescisão de Contrato e efetivar a baixa das carteiras de trabalho dos ex-empregados do Gamp. Cerca de 40 carteiras de trabalho já foram entregues na própria audiência, pelos procuradores do Município. A Procuradoria também vai disponibilizar ao Sindisaúde mais 224 “kits rescisórias” nos próximos dias.

Uma nova audiência foi agendada para 5 de maio, às 14h. A mediação é pré-processual e, portanto, não encaminha decisão judicial. Ações coletivas ajuizadas pelos sindicatos e ações individuais de empregados do Gamp estão tramitando no primeiro grau, reivindicando direitos trabalhistas.

Entre janeiro e fevereiro, o TRT-4 mediou a negociação para o pagamento das verbas rescisórias, mas não houve acordo, especialmente em relação ao parcelamento proposto pela Prefeitura. 

Entenda

O Gamp é uma entidade que foi contratada pela Prefeitura de Canoas para gerir unidades de saúde do município. Com o fim do contrato, mais de 3,5 mil trabalhadores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais, foram demitidos, mas não receberam direitos trabalhistas. Há discussão em andamento na Justiça Estadual sobre a necessidade de intervenção do Município na gestão dos estabelecimentos. A discussão ocorre em ação do Ministério Público que investiga supostas irregularidades no Gamp.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Gabriel Borges Fortes (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
jurídicamediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista