Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 17/12/2021 11:27. Atualizada em: 17/12/2021 15:26.

TRT-RS passa a integrar o Pacto Global da ONU

Visualizações: 54
Início do corpo da notícia.

pactoglobal2 - 1.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passou a integrar a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). A iniciativa mobiliza entidades públicas e privadas a promoverem o crescimento sustentável e a cidadania, a partir de dez princípios baseados nos temas Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção. O pacto também estimula seus integrantes a enfrentarem os principais desafios contemporâneos da humanidade, atualmente representados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A adesão da Justiça do Trabalho gaúcha foi solicitada em agosto de 2020 e confirmada na última segunda-feira (13/12). A instituição se comprometeu a implementar os 10 princípios do Pacto Global em sua estratégia e receberá diversos treinamentos dentro da temática. Nesta sexta-feira (17/12), o TRT-RS participou de um webinar de boas-vindas, onde foram abordados os principais pontos do processo de integração. 

Criado em 2000, o Pacto Global foi idealizado pelo ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan e dá a seus membros acesso a ferramentas que contribuirão para ampliar o envolvimento com temas de sustentabilidade. Com mais de 17 mil participantes em quase 170 países, o Pacto Global conta com mais de 1300 membros no Brasil, país que possui a terceira maior rede no mundo.

Princípios do Pacto Global 

1. Apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente. 

2. Assegurar-se de sua não-participação em violações desses direitos. 

3. Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva. 

4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório.

5. A abolição efetiva do trabalho infantil.

6. Eliminar a discriminação no emprego. 

7. Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais.

8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental. 

9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.

10. Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS) com informações da Rede Brasil do Pacto Global
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista