Duas turmas do Projeto Pescar se formam nesta quarta-feira. Assista ao vivo, às 17h!

A solenidade será realizada às 17h, no Plenário Milton Varela Dutra (Av. Praia de Belas, 1.100), do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em Porto Alegre. Em razão da pandemia, a cerimônia será híbrida, com participação presencial limitada a autoridades, formandos e familiares. A transmissão simultânea será pelo canal do TRT-RS no YouTubeAbre em nova aba. Estarão se graduando 30 jovens, sendo 15 da turma com aulas na Escola Superior de Advocacia (ESA) e 15 da turma com aulas no Tribunal.
Ao longo de 2021, de forma telepresencial, os alunos receberam 800 horas de conteúdo, sendo 60% sobre desenvolvimento pessoal e cidadania: ética, saúde, sustentabilidade, empreendedorismo, relacionamento interpessoal, comunicação, família, entre outros. E 40% sobre conhecimentos específicos relacionados à atividade judiciária, com destaque para o uso do sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

As inscrições para a próxima turma do TRT vão até esta quarta-feiraAbre em nova aba. Os candidatos devem ter entre 16 e 19 anos. Precisam estar cursando, no mínimo, o sétimo ano do ensino fundamental, ou ter o ensino médio completo ou em andamento. A renda familiar deve ser de até meio salário mínimo por pessoa. Preenchidas essas condições, basta preencher o formulário disponível no site do projetoAbre em nova aba para disputar a seleção. Informações podem ser solicitadas ao educador social André Cintra, pelo e-mail projetopescar@trt4.jus.brAbre em nova aba. As aulas ocorrerão de 23 de fevereiro a 9 de dezembro de 2022, com atividades presenciais duas vezes por semana e atividades remotas três vezes por semana. O curso ocorrerá no turno da tarde, das 13h45 às 17h45, de segunda a sexta-feira.
A iniciativa é uma parceria da Fundação Projeto Pescar com o TRT gaúcho, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS), a Seção Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), a ESA, a Caixa de Assistência dos Advogados do Estado (CAA/RS) e Superintendência Regional do Trabalho (SRT/RS). Também apoiam a Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS (Satergs) e a Associação Gaúcha dos Advogados Trabalhistas (Agetra).
Premiação
O TRT-RS é finalista do Prêmio Innovare 2021 com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-TrabalhistaAbre em nova aba. A instituição concorre na categoria Tribunais, junto com o Tribunal Superior Eleitoral.
O Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça. Ele está em sua 18ª edição. O resultado será anunciado no dia 7 de dezembro, no STF, em Brasília.