Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/11/2021 16:14. Atualizada em: 18/11/2021 17:26.

Documentário “O futuro do mundo é preto” será exibido no II Festival Cinema Negro em Ação

Visualizações: 53
Início do corpo da notícia.

documentário.pngO filmeAbre em nova aba reúne depoimentos de 26 servidoras e servidores e de um magistrado pretos e pardos, todos integrantes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A exibição será na terça-feira (23/11), às 19h, na Cinemateca Paulo Amorim (Rua dos Andradas, 736, térreo) em Porto Alegre. Conheça a programação completa do festivalAbre em nova aba, cujo início é no sábado, quando se celebra o Dia da Consciência Negra: 20 de novembro. 

A competição é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, por meio da Casa de Cultura Mario Quintana e do Instituto Estadual de Cinema. 

Foram selecionadas produções audiovisuais realizadas por pessoas negras em todo o Brasil. A iniciativa premiará os selecionados nas categorias videoclipe, videoarte, curta-metragem, longa-metragem, e mercado e conteúdos. O documentário do TRT4 integra a lista dos sete longa-metragens destacados pela seleção. 

A divulgação dos selecionados foi feita ao vivo, pela TVE-RS, em 15 de outubro. A exibição dos longas ocorrerá entre os dias 20 e 27 de novembro de 2021, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mario Quintana. 

Documentário

Dirigido por Roberta Vieira, Karine Emerich e Hope Chapman, “O futuro do mundo é preto” retrata as histórias e vivências pessoais e profissionais de 26 servidores e servidoras e um magistrado autodeclarados pretos e pardos. O longa é resultado de 120h de entrevistas, conduzidas por Roberta Vieira, pelo servidor Márcio Meireles Martins e pela juíza Gabriela Lenz de Lacerda, que foram realizadas ao longo de um ano e meio. 

Entre os participantes há pessoas com deficiência, da comunidade LGBTQIA+, cotistas, não cotistas, aposentados e ativos. Toda a trilha sonora foi composta e executada pelos servidores negros Vladimir Rodrigues, Jorge Cidade e Márcio Bandeira.

O documentário faz parte do “Projeto Percursos, Vivências e Memórias de servidores e magistrados negros e negras do TRT4Abre em nova aba”, conduzido pelo Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal. Também integra essa iniciativa o livro “Negras MemóriasAbre em nova aba”, que registra em texto e fotos a trajetória dos entrevistados. Sua realização teve parceria do Memorial e da Escola Judicial, tendo contado com apoio da Administração do Tribunal. 

Assista ao longa-metragem:

Festival

O Festival Cinema Negro em Ação, que está na segunda edição, tem como objetivo promover o intercâmbio entre realizadores negras e negros que atuam com audiovisual por todo o mundo. Ele resulta de um programa de inclusão e representatividade que aposta no audiovisual como um caminho de desenvolvimento econômico e social, segundo os organizadores. 

Acesse a lista dos selecionados

Conheça também o livro “Negras Memórias - Percursos e Vivências de Negros e Negras do TRT4”. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
horizonte
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista