Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 14/10/2021 16:20. Atualizada em: 15/10/2021 14:42.

Reportagens com participação do TRT-RS vencem Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo

Visualizações: 8
Início do corpo da notícia.

LogoPremioJustic¸adoTrabalho.jpegDuas produções jornalísticas que contaram com a participação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) venceram a 2ª edição do Prêmio Justiça do Trabalho de Jornalismo. A série de reportagens Justiça do Trabalho no Brasil: oito décadas de conquistas, de Letícia Fagundes, publicada pelo Instituto Mulheres Jornalistas, ficou em primeiro lugar na categoria Mídias Digitais. No Radiojornalismo, o vencedor foi o Especial Justiça do Trabalho, de Eduardo Matos, veiculado pela Rádio Gaúcha.

A cerimônia de premiação foi transmitida pelo canal do Tribunal Superior do Trabalho (TST) no Youtube, no dia 5 de outubro. A edição deste ano fez parte das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho e teve como tema “Justiça do Trabalho: a importância e os avanços da Justiça Social”. O primeiro colocado de cada categoria recebeu um prêmio de R$ 10 mil.

Série de reportagens no Youtube

carmen 2.png
Presidente Carmen Gonzalez foi entrevistada na série

A série "Justiça do Trabalho no Brasil: oito décadas de conquistas", de Letícia Fagundes, aborda, com detalhes e instrução educativa e formativa, as atividades exercidas e as lutas pela igualdade nos 80 anos da instituição. Ela conta com entrevistas da presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, e da juíza do Trabalho Gabriela Lenz de Lacerda, coordenadora do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade.

A produção se divide em três grandes reportagens. A primeira mostra como o Judiciário Trabalhista evoluiu historicamente, da época da escravidão até 2021. Na segunda matéria, são abordadas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e a Justiça do Trabalho como instrumento de Justiça Social. A terceira reportagem destaca a construção da cidadania, a busca de novos caminhos a partir da pandemia, e a relação da Justiça do Trabalho com o desenvolvimento econômico. 

Reportagem especial no rádio

1.jpgO "Especial Justiça do Trabalho", de Eduardo Matos, fala sobre o papel social e a atuação do Judiciário Trabalhista no Brasil. A reportagem também aborda a movimentação processual, os impactos da Reforma Trabalhista, a conciliação e os direitos humanos, entre outros tópicos. Para a realização da matéria, o jornalista foi assessorado pela Secretaria de Comunicação Social do TRT-RS. Os números foram fornecidos pela Assessoria de Gestão Estratégica, Dados Estatísticos e Apoio às Ações Institucionais.

Na reportagem, Eduardo Matos entrevistou a presidente do TST, ministra Maria Cristina Irigoyen Peduzzi, a presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, o vice-presidente, desembargador Francisco Rossal de Araújo, o presidente da Comissão de Direitos Humanos e Trabalho Decente, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, o servidor José Antônio Reich (assessor do desembargador Emílio Papaléo Zin e professor de Direito do Trabalho na FMP), o vice-procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho no RS, Rafael Foresti Pego, advogados, reclamantes e representantes de entidades de trabalhadores e empregadores. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista