Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/10/2021 14:51. Atualizada em: 10/06/2022 15:09.

Dia das crianças relembra a importância do combate ao trabalho infantil

Visualizações: 50
Início do corpo da notícia.

Destaque-TrabInfantil.pngA crise gerada pela pandemia da covid-19 tem acarretado o aumento da pobreza e da vulnerabilidade das famílias de baixa renda. Com isso, também crescem os números relacionados à ocorrência de trabalho infantil. Em Porto Alegre, em 2020, um levantamento da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) mostra que 334 crianças e adolescentes foram abordados pela primeira vez em situação de trabalho infantil na cidade. No ano anterior, haviam sido 120. O aumento é de 178,3%. Também foi observado aumento do número de menores morando nas ruas. Em 2020, equipes da Fasc abordaram 111 crianças e adolescentes sem abrigo, uma elevação de 68% se comparado ao ano anterior.

Na cidade de São Paulo, uma pesquisa realizada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), entre abril e julho de 2020, também mostrou aumento significativo do trabalho infantil. No conjunto dos domicílios em que mora pelo menos uma criança ou um adolescente, a incidência do trabalho infantil era de 17,5 por 1.000 e passou a 21,2 por 1.000 depois do início da pandemia, o que representa um aumento de 21%. 

Diante de números tão negativos, especialistas destacam uma alternativa que pode ao menos amenizar o problema: o programa Jovem Aprendiz, que oferece um primeiro contato com o mundo do trabalho, com vínculo empregatício, para jovens de 14 a 24 anos.

O TRT-RS participa do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem (PCTI). O Programa foi instituído no âmbito da Justiça do Trabalho em 2013, com o objetivo de desenvolver, em caráter permanente, ações em prol da erradicação do trabalho infantil no Brasil e da adequada profissionalização do adolescente. As gestoras regionais do programa no TRT-RS são a desembargadora Brígida Joaquina Charão Barcelos e a juíza do Trabalho Bárbara Fagundes. 

Desde 2017 o Tribunal também sedia uma unidade do Projeto Pescar. O programa já capacitou 84 jovens entre 16 e 19 anos para ingressar no mercado de trabalho, por meio da formação gratuita em um curso de iniciação profissional em serviços administrativos. Neste ano, o TRT-RS é finalista do prêmio Innovare com esta iniciativa. A instituição concorre na categoria Tribunais, junto com o Tribunal Superior Eleitoral.

Assista abaixo ao Videoclipe “Lugar de Criança é na Infância”. 

Acesse a página regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem pelo botão na capa do site do TRT-RS, ou por meio deste link.

Leia também: Com dados atualizados, MPT alerta para agravamento do trabalho infantil durante a pandemia.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: (Secom/TRT-RS).
Tags que marcam a notícia:
jurídicatrabalho infantil
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista