Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 06/10/2021 19:24. Atualizada em: 06/10/2021 19:33.

TRT-RS é finalista do Prêmio Innovare com o Projeto Pescar

Visualizações: 461
Início do corpo da notícia.

Pescar2 site.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) é finalista do Prêmio Innovare 2021 com o Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista. A instituição concorre na categoria Tribunais, junto com o Tribunal Superior Eleitoral.

O projeto finalista oferece formação socioprofissional gratuita a jovens entre 16 e 19 anos de idade. O objetivo é que eles ingressem no mercado de trabalho de forma segura e apropriada, com a ampliação de oportunidades e a superação de situações de vulnerabilidade social.

Desde 2017, a unidade do Projeto Pescar na Comunidade Jurídico-Trabalhista já capacitou 84 jovens. Atualmente, ela atende 30 alunos por ano e já está em sua 8ª turma. Os participantes precisam estar cursando a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e possuir renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.

Os alunos recebem formação no curso de "Iniciação Profissional em Serviços Administrativos", com carga horária de 800 horas. Desse total, 60% tratam de conteúdos de desenvolvimento pessoal e cidadania. O restante das aulas contempla temas de Administração, Direito e Processo Judicial Eletrônico. Além do conteúdo teórico, os alunos também realizam vivências práticas no ambiente de trabalho. 

"Há uma preocupação para além de um emprego com carteira assinada. Os jovens são acolhidos e preparados para os diversos desafios da vida adulta, não apenas os profissionais", destaca a presidente do TRT-RS, desembargadora CarmenIzabel Centena Gonzalez. 

A unidade do Projeto Pescar da Comunidade Jurídico-Trabalhista nasceu de uma parceria, formalizada por convênio, entre o TRT-RS, o MPT-RS, a OAB-RS, a Caixa de Assistência dos Advogados do RS, a Fundação Projeto Pescar e a Escola Superior de Advocacia. Também contribuem para as atividades a Satergs, a Agetra e a Superintendência Regional do Trabalho. As entidades se dividem no atendimento às necessidades de espaço físico, indicação de voluntários, contratação de educadores, alimentação, entre outras. 

O Prêmio Innovare destaca as boas iniciativas que trazem inovações e contribuem para o aprimoramento da Justiça. Ele está em sua 18ª edição. O resultado será anunciado no dia 7 de dezembro, no STF, em Brasília.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias