Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/09/2021 19:09. Atualizada em: 30/09/2021 19:20.

Inaugurada a nova sede do Foro Trabalhista de Estrela

Visualizações: 67
Início da galeria de imagens.
Desa. Carmen e juiz Rogério, no descerramento da placa comemorativa
Desa. Carmen e juiz Rogério, no descerramento da placa comemorativa
Desenlace da fita inaugural, feito pela presidente Carmen e o vice-prefeito João Schäfer
Desenlace da fita inaugural, feito pela presidente Carmen e o vice-prefeito João Schäfer
Fachada da nova sede
Fachada da nova sede
Fachada da nova sede
Fachada da nova sede
Foto da solenidade, tirada durante discurso da presidente Carmen. Mostra as outras autoridades, em pé, ao lado do púlpito.
Solenidade contou com a presença de autoridades locais.
Carmen Gonzalez, em seu discurso.
Carmen Gonzalez
Juiz Rogério Donizete Fernandes, em seu discurso.
Juiz Rogério Donizete Fernandes
Advogado Rafael Godinho, em seu discurso
Advogado Rafael Godinho
Vice-prefeito João Schäfer, em seu discurso
Vice-prefeito João Schäfer
Placa comemorativa às instalações.
Placa comemorativa às instalações.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A Justiça do Trabalho tem novo endereço em Estrela, município da região do Vale do Taquari. Com moderna infraestrutura para atender aos cidadãos, o prédio foi inaugurado quinta-feira (30), na Rua Pinheiro Machado, nº 285. A solenidade teve a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, dos juízes do Trabalho de Estrela, Rogério Donizete Fernandes e Clocemar Lemes Silva, servidores, advogados e autoridades locais.  Devido à pandemia, o número de convidados foi restrito. Essa é a primeira de cinco inaugurações que ocorrerão até 15 de outubroAbre em nova aba.

Veja o álbum de fotos da solenidade.Abre em nova aba

Erguida em terreno doado pelo Município, a edificação possui 2,6 mil metros quadrados e abriga as duas Varas do Trabalho de Estrela. São três pavimentos: um subsolo com estacionamento privativo, que inclui vagas especiais, e dois andares para uso do público. Parte do primeiro andar também será utilizada pela Justiça Eleitoral. As dependências possuem acessibilidade garantida, com elevadores internos e acesso direto ao térreo sem escadarias.

O projeto também contemplou aspectos de sustentabilidade e economia. O edifício conta com recursos para a captação e o reúso da água da chuva, e pisos externos permeáveis para facilitar a drenagem. A distribuição dos ambientes e das janelas favorecem o uso da iluminação natural. Foram instalados aparelhos de ar-condicionado do tipo VRF (mais eficientes e econômicos) e luminárias LED de alto desempenho. Além disso, a construção deu preferência a materiais de origem local. A edificação atende aos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). O custo total da obra foi de R$ 7,4 milhões.

Até então, o Foro funcionava em imóvel alugado, preparado para sediar uma única Vara do Trabalho. Porém, com a instalação da segunda unidade judiciária, em 2013, o prédio ficou pequeno para as atividades .

 Discursos

Na cerimônia, o diretor do Foro, juiz Rogério Donizete Fernandes, lembrou que a obra iniciou em março de 2014. A previsão era terminar em dezembro de 2015, mas houve percalços no caminho. Por exemplo, a rescisão do contrato com a primeira construtora, que enfrentava dificuldades. Devido a restrições orçamentárias nos anos seguintes, a construção só foi retomada em 2018. O prédio ficou pronto em fevereiro de 2020, mas a pandemia impediu a mudança e a inauguração. “Por isso, é com imensa alegria, satisfação e orgulho que finalmente estamos inaugurando o novo prédio do Foro Trabalhista de Estrela. Com certeza, os desafios não foram poucos, nem pequenos. Tenho plena convicção de que, sem aqueles que trabalharam firme nesse projeto, não estaríamos aqui comemorando tal acontecimento”, celebrou o magistrado.

 O presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Estrela, Rafael Godinho, também destacou a união de esforços da comunidade local para a realização da obra. “Agora, aqui estamos com este prédio lindo, espaçoso, que vai trazer a serventia que a comunidade espera. Desejo boa sorte, em nome da OAB”, disse o advogado.

 Ao fazer uso da palavra, o vice-prefeito de Estrela, João Schäfer, parabenizou a Justiça do Trabalho pela nova e bela casa. Ele comentou sobre a importância da instituição no papel de conciliar os interesses das pessoas que desejam trabalhar e empreender. “Temos, aqui, profissionais qualificados para que se construa essa paz entre o capital e o trabalho”, afirmou.

 Em seu pronunciamento, a presidente Carmen Gonzalez agradeceu ao Poder Executivo Municipal pela doação do terreno. “Isso fez com que tenhamos esse lindo prédio, que embeleza ainda mais a cidade de Estrela”, manifestou. A magistrada também mencionou a boa relação do TRT-RS com os outros órgãos do Poder Judiciário, dentre eles o Tribunal Regional Eleitoral. A parceria possibilitou a cessão de salas do Foro Trabalhista à Justiça Eleitoral de Estrela. “Sejamos todos unidos e tenhamos confiança num futuro melhor, num país democrátivo, livre, que respeite as diferenças e consiga a conciliação entre o capital e o trabalho, que é o nosso objetivo”, concluiu.

 Fita e placa

 O desenlace da fita inaugural das novas instalações foi feito pela desembargadora Carmen Gonzalez e o vice-prefeito João Schäfer. Em seguida, a desembargadora descerrou a placa comemorativa, ao lado do juiz-diretor do Foro, Rogério Donizete Fernandes.

 Abrangência

 A jurisdição do Foro Trabalhista de Estrela também abrange os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Gabriel Borges Fortes. Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista