imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

24/09/2021 12:23

Resultado da Consulta Prévia ratifica candidaturas a cargos da Administração do TRT-RS e da Direção da Escola Judicial

Início do corpo da notícia.
consulta previa - resultado.png
Resultado foi anunciado em videoconferência nesta sexta-feira.

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) apurou nesta sexta-feira (24), em videoconferência, o resultado da Consulta Prévia das eleições. Mesmo com candidaturas únicas nos quatro cargos submetidos ao procedimento, a participação dos magistrados foi expressiva: 249 registraram seus votos, representando 87% do quadro de juízes e desembargadores.

A consulta ratificou as candidaturas anunciadas. Os quatro nomes tiveram ampla aprovação. Confira os resultados:

Presidência

Francisco Rossal de Araújo: 376,488 votos (94,26%)
Em branco: 22,916 (5,74%)

Vice-Presidência

Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa: 363,53 (92,16%)
Em branco: 30,916 (7,84%)

Direção da Escola Judicial

João Paulo Lucena: 347,656 (87,48%)
Em branco: 49,748 (12,52%)

Vice-Direção da Escola Judicial

Fabiano Holz Beserra: 370,488 (93,23%)
Em branco: 26,916 (6,77%)

Os votos dos membros do segundo grau tiveram peso de 4,958. O fator equivale à divisão do número de juízes pelo de desembargadores na ativa 30 dias antes da consulta.

Na videoconferência, a presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, parabenizou os candidatos pela expressiva votação. “Demonstramos a cada processo eletivo, desde 2013, a nossa maturidade. Fomos aperfeiçoando o sistema, que hoje está maduro”, declarou a magistrada. A presidente acrescentou que a consulta pode seguir recebendo aprimoramentos nas próximas eleições.

A Comissão da Consulta foi formada, neste ano, pelas desembargadoras Ana Luiza Heineck Kruse (presidente) e Beatriz Renck, e pelo juiz Tiago Mallmann Sulzbach (presidente da Amatra IV). Ao se pronunciarem na reunião, os magistrados saudaram a grande participação dos juízes e desembargadores no procedimento. Segundo eles, esse engajamento, mesmo em um contexto sem disputas entre dois ou mais candidatos por um determinado cargo, confirma a importância da consulta. A Comissão também elogiou a participação de magistrados e servidores no debate institucional. Foram recebidas muitas perguntas que demonstraram o compromisso e a preocupação do público interno com a instituição.

Os candidatos Francisco Rossal, Ricardo Martins Costa e Fabiano Beserra manifestaram grande satisfação com o resultado da consulta e agradeceram a confiança recebida. O desembargador João Paulo Lucena não pôde estar presente na videoconferência.

A eleição do Tribunal, em que apenas os desembargadores votam, acontecerá em 1º de outubro. Na oportunidade, também serão escolhidos o(a) corregedor(a) e o(a) vice-corregedor(a) do próximo período, cargos não contemplados na Consulta Prévia. A posse dos eleitos ocorrerá em 3 de dezembro.

Veja a trajetórias dos candidatos:

Presidência

2021.08.20 - Rossal 300p.pngFrancisco Rossal de Araújo

Natural de Alegrete (RS), ingressou na magistratura trabalhista gaúcha em 27 de setembro de 1990. Promovido a juiz titular em junho de 1993, atuou nas Varas do Trabalho de Erechim, São Gabriel, 27ª VT de Porto Alegre, Rosário do Sul e 16ª VT de Porto Alegre. Tomou posse como desembargador em maio de 2012. É o atual vice-presidente do Tribunal.



Vice-Presidência


2021.08.20 - Ricardo 300p.png
Ricardo Hofmeister de Almeida Martins Costa

Natural de Porto Alegre (RS), ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 28 de setembro de 1990, como juiz substituto. Em julho de 1993, foi promovido a juiz titular, assumindo a jurisdição da Vara do Trabalho de Santo  Ângelo. Também passou pelas unidades de Montenegro, Guaíba, Viamão, 10ª VT de Porto Alegre e 2ª VT de Gramado. Foi promovido ao cargo de desembargador do TRT-RS em maio de 2012. Exerceu a função de vice-diretor da Escola Judicial no biênio 2018/2019. É o atual diretor da Escola.


Direção da Escola Judicial

2021.08.20 - Lucena 300p.pngJoão Paulo Lucena

Nascido em Porto Alegre (RS), foi nomeado desembargador do TRT-RS em junho de 2013, ocupando vaga destinada à Advocacia. É o atual vice-diretor da Escola Judicial. 





Vice-Direção da Escola Judicial

2021.08.20 - Fabiano 300p.pngFabiano Holz Beserra

Natural de São Miguel do Oeste (SC). Foi nomeado desembargador do TRT-RS em 20 de abril de 2016, assumindo vaga destinada a membros do Ministério Público do Trabalho. Antes de ser procurador do MPT, atuou como procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista