Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 13/09/2021 11:37. Atualizada em: 13/09/2021 11:49.

Exposição Virtual: "Arte em Movimento - Ergodress Paleta Multicor", de Jeannine Art Wear

Visualizações: 47
Início da galeria de imagens.
Obras "Cleópatra" e "Flores para Frida Kahlo", com tecido branco e estampas nas cores verde, azul, laranja, amarelo, verde e vermelho. A primeira simula uma túnica egípcia e a segunda ilustrações estilizadas de flores
"Cleópatra" e "Flores para Frida Kahlo"
Obras "Mourisca" e "Recuerdos de Granada". Ambas as estampas remetem a vitrais coloridos no estilo mouro. A primeira estampa trabalha cores mais escuras, e a segunda cores mais claras.
"Mourisca" e "Recuerdos de Granada".
Obras "Klint Repaginado" e "Ausência de Adele". Ambas as estampas usam o preto combinado com cores quentes (vermelho, laranja e amarelo), com figuras abstratas que remetem às obras do pintor Gustav Klimt.
"Klint Repaginado" e "Ausência de Adele"
Obras "Reflexos do entardecer" e "Jardins de Lautrec". A primeira estampa tem fundo preto e manchas em vermelho na horizontal. A segunda usa as cores amarelo, preto e vermelho, compondo imagens que lembram a textura de folhas.
"Reflexos do entardecer" e "Jardins de Lautrec"
Obras "Ceus Amazônicos" e "Leques Amazônicos". Ambas usam as cores preto, azul e verde para simular paisagens amazônicas em tons escuros. A primeira mostra troncos, galhos e folhas, a segunda uma imagem mais aproximada de folhas longas.
"Ceus Amazônicos" e "Leques Amazônicos"
Obras "Picnic nos plátanos" e "Sombras das seringueira". Ambas usam as cores verde, preto e marrom para criar imagens de folhas.
"Picnic nos plátanos" e "Sombras das seringueira"
Obras "Flores para Morganah" e "Jardins de Picasso". As estampas remetem à textura das folhas em imagens abstratas. A primeira usa as cores verde e preto, e a segunda, verde roxo, azul e preto.
"Flores para Morganah" e "Jardins de Picasso"
Obras "Digitais Amazônicas" e "Trilhas azuis". A primeira estampa é toda em tons de azul, que lembram uma superfície de água, e a segunda usa as cores preto, verde e azul para um composição com várias folhas
"Digitais Amazônicas" e "Trilhas azuis"
Obras "Orquidário natural" e "Flores para Renoir". Duas estampas de flores. A primeira com orquídeas rosas sobre um fundo preto, e a segunda com a imagem espelhada de várias flores, no estilo do pintor Renoir.
"Orquidário natural" e "Flores para Renoir"
Obras  "Lótus Amazônica" e "Ipê para Monet". A primeira mostra flores de lótus, em tons de lilás, amarelo e verde. A segunda remete a um ipê, em tons de rosa e lilás.
"Lótus Amazônica" e "Ipê para Monet"
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição virtual "Arte em Movimento - Ergodress Paleta Multicor", de Jeannine Art Wear, entrou em cartaz nesta segunda-feira (13/9), no site do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS).  A mostra reúne fotografias de 20 modelos de ergodress — uma peça de vestuário com estampas autorais que dialoga com o conceito de "arte vestível". 

O ergodress foi criado por Jeannine Art Wear em homenagem às mulheres que lutam contra o câncer de mama. Ao perceber que algumas pacientes em tratamento apresentam dificuldades para movimentar os braços, a artista desenvolveu uma peça ergonômica que pode ser utilizada por pessoas de diferentes biótipos e faixas etárias. 

Fruto de uma pesquisa em materiais e em design têxtil, o ergodress tem o formato semelhante ao de um poncho. Suas estampas usam tintas ecológicas com combinações fortes que evocam a alegria.  A modelagem da peça procura dar privacidade e conforto, com um tecido leve, funcional e de fácil remoção parcial. "Sua portabilidade e polivalência é outro ponto forte, pois, além de pouco peso e volume, ele se adapta a várias situações e pode ser usado nas quatro estações do ano", acrescenta Jeannine.

O ergodress possibilita mais de 15 diferentes modos de uso. Confira abaixo um tutorial sobre as formas de vestir o ergodress, apresentado por sua criadora: 

A exposições virtuais do TRT-RS foram idealizadas pela Comissão de Cultura do Tribunal como uma forma de manter a divulgação de produções artísticas durante a pandemia do novo coronavírus. 

Sobre a artista

Jeannine Arte Wear, nome artístico de Jeannine Lima Krischke, é uma artista multimídia com portfólio internacional premiado, engajada na arte com propósito social e sustentável. Possui graduação em artes visuais na UFRGS e em psicologia na PUCRS, e pós-graduação em Educação. É aluna PEC doutorado em Informática Educativa. Realizou aperfeiçoamento em ateliers de criatividade em museus de Montreal em 2018, 2019 e 2020. Foi selecionada na Internacional Art Al Vent, na Espanha, em 2020 e 2021. Participou de exposições coletivas em Portugal em 2020 e 2021, com obras nativo digital. Venceu o Prêmio Trajetória no LABPOA 2020, nas categorias Memória e Patrimônio, e Artes Visuais. Participou da exposição digital "Porto Alegre de Cenário a Personagem", contemplada no FAC Digital SEDACRS 2020. Foi laureada com medalha de ouro e medalha destaque em Arte Digital, em 2019, e menção honrosa, em 2018, na Exposição Internacional AGAPA. Participou de 23 exposições individuais, 40 exposições coletivas e recebeu nove prêmios nos últimos cinco anos. 

Contatos: 
@artevestivel 
artevestivel@gmail.com
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvKUoGuc9CcLRQv78nivf3A
Facebook: https://www.facebook.com/Jeannineartwear
Galeria de Arte vestível online: https://artevestivel.wixsite.com/jeannineartwear

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), vídeo e fotos de Jeannine Art Wear
Tags que marcam a notícia:
exposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista