imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

30/08/2021 15:53

Sessão da 2ª Turma do TRT-RS marca aula magna de Direito da Unijuí

Início da galeria de imagens.
Alexandre Corrêa da Cruz
Alexandre Corrêa da Cruz
Clóvis Fernando Schuch Santos
Clóvis Fernando Schuch Santos
Marçal Henri dos Santos Figueiredo
Marçal Henri dos Santos Figueiredo
Tânia Regina Silva Reckziegel
Tânia Regina Silva Reckziegel
Carlos Henrique Selbach
Carlos Henrique Selbach
Márcia Cristina de Oliveira
Márcia Cristina de Oliveira
Dieter Rugard Siedenberg
Dieter Rugard Siedenberg
Rosane Porto
Rosane Porto
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Uma sessão telepresencial de julgamento da 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) marcou a aula magna de Direito da Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS (Unijuí). O evento foi transmitido ao vivo e está disponível no canal da Unijuí no Youtube

Em um formato didático, a sessão possibilitou maior detalhamento nas exposições dos desembargadores e nas sustentações orais dos advogados. O objetivo foi facilitar, para o público acadêmico, a compreensão do funcionamento de uma sessão de julgamento no segundo grau. A iniciativa foi direcionada aos alunos dos cursos de Direito da Unijuí dos campus de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. 

O convite para a 2ª Turma realizar a aula magna partiu da professora Rosane Porto, da área de processo do trabalho e do programa de mestrado e doutorado em Direitos Humanos. "A ideia foi trazer a realidade da prática do processo para dentro da universidade. É importante usarmos as tecnologias disponíveis para aproximar os alunos de experiências que serão relevantes para suas trajetórias profissionais", declarou. 

A professora Márcia Cristina de Oliveira, coordenadora do colegiado do curso de Direito do campus de Três Passos, agradeceu aos magistrados da 2ª Turma por aceitarem o convite. "Tenho certeza de que nossos acadêmicos acompanharam com muita atenção e tiveram um aproveitamento imensurável", observou. O vice-reitor da Unijuí, Dieter Rugard Siedenberg, parabenizou os envolvidos. "Eventos como este são muito significativos, pois qualificam o fazer acadêmico, o trabalho dos alunos, dos professores, e também o próprio curso", declarou.   

O presidente da 2ª Turma, desembargador Alexandre Correa da Cruz, destacou a importância do diálogo entre as instituições.  “A sessão de julgamento telepresencial, que serviu de aula na Unijuí, constitui uma importante iniciativa que promove a maior interação e aproximação entre o Judiciário, a sociedade e o ambiente acadêmico, para professores e alunos”, afirmou. 

A desembargadora Tânia Regina Silva Reckziegel, também integrante da 2ª Turma, observou que as sessões telepresenciais, adotadas pelo TRT-RS no contexto da pandemia, abriram uma possibilidade de tornar o Judiciário Trabalhista mais próximo da sociedade. "É uma grande satisfação conseguir levar nosso trabalho aos alunos da faculdade e contribuir para sua formação. Foi uma iniciativa enriquecedora da Universidade, em parceria com a 2ª Turma, a advocacia e o Ministério Público do Trabalho, e com a contribuição de todos os que acompanharam a transmissão", ressaltou. 

Participaram da sessão os desembargadores Alexandre Corrêa da Cruz (presidente), Clóvis Fernando Schuch Santos, Marçal Henri dos Santos Figueiredo e Tânia Regina Silva Reckziegel, e o juiz convocado Carlos Henrique Selbach. O Ministério Público do Trabalho foi representado pela procuradora Thais Fidelis Alves Bruch. A sessão foi secretariada pelo servidor Helvio Muller Estivalete.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista