imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

30/06/2021 10:36

Último dia de votação do Prêmio Cooperari! Registre seu voto para o TRT-RS!

Início do corpo da notícia.
Início do corpo da notícia.

Prêmio Cooperari.pngA votação do Prêmio Cooperari termina nesta quarta-feira (30)!

Registre seu voto para o projeto "Choque de Gestão no Recurso de Revista", do TRT-RS, na categoria "Segundo Grau". Seu apoio é muito importante para trazer este prêmio para o nosso Estado! 

Para votar, clique aqui.

Promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), o Prêmio Cooperari reconhece iniciativas regionais que podem ser adotadas nacionalmente para modernizar a Instituição.

Serão escolhidas duas iniciativas vencedoras em cada instância, por meio de voto popular.  A votação vai até 30 de junho, no site do Prêmio Cooperari, e é aberta a toda a sociedade, abrangendo servidores, magistrados, advogados, jurisdicionados e demais cidadãos interessados.

O projeto

Gráfico - RRs.jpegO projeto finalista do TRT-RS já reduziu em quase 20 mil processos, ou 47%, o número de recursos de revista em análise de admissibilidade na 4ª Região.

Em 31 de dezembro de 2019, o resíduo era de 38.732 recursos. Ao final de abril de 2021 – mês em que foram analisados 4.451 recursos, contra 3.423 interpostos –, o estoque já estava em 20.700 processos. 

O recurso de revista é aquele interposto contra uma decisão de segundo grau na Justiça do Trabalho. Ele é julgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. Porém, antes de subir ao TST, o recurso passa por uma análise no próprio Tribunal Regional do Trabalho, na qual se verifica se ele atende os requisitos legais para a sua interposição.  

O trabalho de análise de admissibilidade de recursos de revista é coordenado pela Vice-Presidência do TRT-RS e realizado na Secretaria de Recurso de Revista.

O projeto “Choque de Gestão” iniciou nos primeiros meses de 2020, com um levantamento de dados de recursos humanos, fluxo de trabalho, capacitação de servidores, entre outros. 

A partir dessas informações, a Vice-Presidência e a Secretaria de Recursos de Revista implantaram o projeto, com os seguintes eixos e iniciativas: realocação dos recursos humanos em atividades-fim; racionalização do fluxo de trabalho; programa de qualificação continuada dos servidores; programa de capacitação de novos servidores; criação da biblioteca virtual de capacitação; e confecção do “Manual de Análise dos Pressupostos Extrínsecos”. 

Além dessas, outras medidas foram tomadas, como a modificação da filosofia de trabalho, o compartilhamento do resultado e da responsabilidade do trabalho entre todos os servidores; a criação de fóruns e reuniões periódicas entre assistentes e revisores; a sistematização da pesquisa à jurisprudência do TST; a atualização dos textos-padrões; o desenvolvimento de ferramenta para criação de listas de processos similares; a distribuição dos processos por duplo critério (cronológico e similaridade); a utilização de ferramenta informatizadas para análise global dos índices de produção e demanda; e o desenvolvimento de ferramenta para análise dos índices.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista