Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 09/08/2021 16:17. Atualizada em: 12/08/2021 10:09.

EXPOSIÇÃO VIRTUAL: "RE-Criar ", esculturas de Alexandre Barcelos

Visualizações: 51
Início da galeria de imagens.
Ascenção de um Guerreiro
Ascenção de um Guerreiro
Bailarina
Bailarina
Baile de Pregos
Baile de Pregos
Casal Abraçado
Casal Abraçado
Cavalo
Cavalo
Cristo
Cristo
Dança de Pregos
Dança de Pregos
Dançarina Frevo
Dançarina Frevo
Dom Quixote Médio
Dom Quixote Médio
Dom Quixote Pequeno
Dom Quixote Pequeno
Garibaldo
Garibaldo
Guerreiro Moicano
Guerreiro Moicano
Guerreiro Mola
Guerreiro Mola
Mademoiselle Pequena
Mademoiselle Pequena
Mademoiselle
Mademoiselle
Maternidade
Maternidade
Norton
Norton
Orelha
Orelha
Rapina
Rapina
Touro
Touro
Tubarão
Tubarão
Voador
Voador
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

A exposição virtual “RE-Criar”, do artista Alexandre Barcelos, entra em cartaz nesta segunda-feira (9/8), na série de exposições virtuais do TRT-RS. A mostra reúne fotografias de 21 esculturas produzidas em ferro e madeira. As obras utilizam o conceito de “upcycling”, que consiste no reaproveitamento de objetos e materiais descartados para a criação de novos itens.

As esculturas em ferro têm sua origem em ferro velho, do descarte de oficinas mecânicas, da construção civil e da seleção de sucatas em geral. Para criar as esculturas em madeira, o artista usa troncos e raízes que encontra na natureza, em suas caminhadas pelas estradas no interior e nas ruas de São Francisco de Paula/RS, onde mantém seu ateliê. A intenção é intervir o mínimo possível no que a natureza já criou, e expressar a própria beleza da madeira, projetando apenas composições e formas. "Nessa exposição, quando os resíduos se transformam em arte, podemos trazer uma reflexão sobre a sustentabilidade e nossa relação com o meio ambiente" reflete o autor. 

A exposições virtuais do TRT-RS foram idealizadas pela Comissão de Cultura do Tribunal como uma forma de manter a divulgação de produções artísticas durante a pandemia do novo coronavírus. 

Alexandre Barcelos nasceu em 1973 na cidade de Porto Alegre/RS, e desde cedo apresentou aptidão para o desenho e a pintura. Formou-se Mestre em História, porém nunca deixou de estudar e praticar atividades relacionadas com as Artes, como a pintura a óleo e a escultura. Na pintura, o artista utiliza como tema para suas telas a paisagem e a natureza morta, expressando sentimentos e romantismo, num jogo de cores, luz e sombra. Na escultura, que aprendeu com Xico Stockinger, utiliza materiais como bronze, alumínio, ferro, terracota e, mais recentemente, a madeira. Em suas obras, os temas são bem diversificados, abordando personagens da literatura clássica, temas africanos, animais e a figura humana em geral.

Os contatos com o artista podem ser feitos pelo telefone (51) 98169-5197, pelo e-mail alexandre.barcelos.arte@gmail.com, pelo site www.arteab.com.br ou pelo Instragram e pelo Facebook no perfil alexandre.barcelos.arte

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
exposições culturais
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista