Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/04/2021 21:37. Atualizada em: 28/04/2021 22:30.

Nota de Pesar - Falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa

Visualizações: 20
Início da galeria de imagens.
Des. Ghisleni e Ministro Walmir
Des. Ghisleni e Ministro Walmir, em visita do ministro ao TRT-RS em 2008
Des. Ledur, Des. Robinson, Des. Ghisleni e Ministro Walmir
Des. Ledur, Des. Robinson, Des. Ghisleni e Ministro Walmir
Des. Fraga, Desa. Carmen, Ministro Hugo, Des. Ledur e Des. Robinson.
Des. Fraga, Desa. Carmen, Ministro Hugo, Des. Ledur e Des. Robinson.
Des. Ghisleni, Ministro Walmir, Desa. Beatriz Sanvicente, Des. Juraci e Des. Milton.
Des. Ghisleni, Ministro Walmir, Desa. Beatriz Sanvicente, Des. Juraci e Des. Milton.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Minstro Walmir - site TST.pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) lamenta profundamente o falecimento do ministro Walmir Oliveira da Costa, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ocorrido nesta quarta-feira (28). O magistrado tinha 63 anos e faleceu por complicações decorrentes da Covid-19. A Administração do TRT-RS manifesta solidariedade à família do ministro Walmir e aos ministros e servidores do TST.

Natural de Irituia (PA), o ministro Walmir Oliveira da Costa ingressou na magistratura trabalhista em 1989, como juiz do trabalho substituto da 8ª Região (PA/AP). Em 1997, foi promovido por merecimento ao cargo de desembargador do TRT-8. Atuou como juiz convocado no TST em dez períodos, entre 2000 e 2007. Em novembro de 2007, tomou posse como ministro do TST, em vaga destinada à magistratura. Atualmente, presidia a Primeira Turma do Tribunal e compunha a Subseção I da Seção Especializada em Dissídios Individuais (SDI-1) e o Órgão Especial. Além da atividade jurisdicional, o ministro era vice-diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). Também tinha vasta experiência acadêmica e obras escritas, sendo membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho e da Academia Nacional de Direito Desportivo. Consternado, o TST decretou luto oficial de três dias.

Visita ao TRT-RS

Em 25 de abril de 2008, quando esteve em Porto Alegre para participar de um seminário sobre Direito e Processo do Trabalho, o ministro Walmir Oliveira da Costa visitou o TRT-RS (fotos acima). O magistrado foi recepcionado, no Salão Nobre, pelos desembargadores da Administração à época: João Ghisleni Filho (presidente), Carlos Alberto Robinson (vice-presidente), Beatriz Zoratto Sanvicente (corregedora regional) e Juraci Galvão Júnior (vice-corregedor Regional). Também estiveram presentes na ocasião os desembargadores Milton Varela Dutra, Ricardo Carvalho Fraga, Hugo Carlos Scheuermann (hoje ministro do TST) e José Felipe Ledur, e a então juíza convocada Carmen Izabel Centena Gonzalez (hoje desembargadora e presidente do TRT-RS).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4, com informações do TST
Tags que marcam a notícia:
nota de pesar
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista