imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
03/05/2021 13:37

Hoje, às 17h: Memorial promove conversa sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho no RS

Início do corpo da notícia.

WhatsApp Image 2021-04-29 at 09.14.59.jpegO Memorial da Justiça do Trabalho no RS realizará uma Conversa sobre os 80 anos da Justiça do Trabalho no RS nesta segunda-feira (3), às 17h, de forma remota, com transmissão pelo Youtube e Facebook do Memorial e do TRT-RS. O evento integra as atividades que serão desenvolvidas pelo Tribunal em homenagem aos 80 anos da instalação da Justiça do Trabalho no Brasil e no Rio Grande do Sul.

Com duração de uma hora, a atividade contará com a participação da presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, e dos advogados convidados Maria Aparecida Moretto e Hélio Faraco de Azevedo. A conversa será mediada pelo desembargador Alexandre Cruz, membro da Comissão Coordenadora do Memorial. 

O público poderá fazer perguntas e comentários via chat da live. O evento será gravado e publicado nas redes sociais do Memorial.

A Conversa será dividida em seis blocos temáticos:

  • 1) Instalações de trabalho e atuação no TRT4;
  • 2) A Justiça do Trabalho no período da Ditadura;
  • 3) Informatização;
  • 4) Ampliação da competência X Extinção da Justiça do Trabalho;
  • 5) Pandemia + Restrições orçamentárias e de pessoal + Trabalho/Atendimento Remoto e
  • 6) Futuro da Justiça do Trabalho: novas relações de trabalho


Abrindo cada bloco, será veiculado trecho de entrevista do acervo do Memorial sobre o tema correspondente.

Na esteira das comemorações dos 80 anos da Justiça do Trabalho, o Memorial do TRT-RS, em parceria com o Grupo de Teatro deste Regional “Os Impagáveis”, lançará o "Podcast Escuta Só: memórias da Justiça do Trabalho". Serão episódios narrando de forma resumida e dinâmica uma linha do tempo do mundo do trabalho e desses 80 anos de Justiça do Trabalho no Brasil.

Ainda em maio, e dentro da programação da Semana Nacional de Museus, o Memorial realizará uma Palestra/Bate-Papo sobre as alterações do perfil de trabalho no 4° Distrito de Porto Alegre e o surgimento do Distrito Criativo. O convidado é o professor e conferencista Jorge Piqué, fundador da UrbsNova | Agência de Inovação Social.

Jorge Piqué é o criador e desenvolvedor do Distrito Criativo do 4° Distrito de Porto Alegre, com quem o Memorial pretende desenvolver projeto de criação de um caminho turístico-cultural da vida do trabalho nessa região da Capital, que comporta uma série de ações voltadas para sua revitalização e ressignificação a partir de suas memórias, em especial das fábricas que ali existiram e de suas histórias de vida e trabalho. Mais informações sobre a atividade serão divulgadas oportunamente.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
serviçomemorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista