19/12/2020 15:52

Carlos Alberto May toma posse como desembargador do TRT-RS

Início da galeria de imagens.
Captura de tela do mosaico de participantes
Carlos May
Carlos May
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na manhã desta sexta-feira (18/12), o magistrado Carlos Alberto May tomou posse como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), em gabinete. O ato ocorreu por videoconferência, contando com a participação de magistrados, servidores, advogados, representantes de entidades, familiares e amigos do empossando.

Muito emocionado, May frisou a felicidade trazida pela conquista, a qual considera a culminância de sua vida profissional. Mesmo explicando que se valerá do prazo até a posse solene para preparar plenamente um discurso falando “do País, do Direito, da vida”, ele esboçou sua visão sobre o momento atual, no qual constata uma “incessante precarização do Direito do Trabalho”. O magistrado afirmou ver “uma voluptuosa e danosa elasticidade que alguns querem conferir às cláusulas pétreas de nossa Constituição Federal, desnaturando, muitas vezes sem qualquer pudor, os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos e cidadãs deste País”.

O desembargador agradeceu aos servidores e servidoras das unidades em que atuou, a colegas de primeiro e segundo grau que lhe serviram de paradigma, a advogados, membros do Ministério Público e peritos. “Sei que tempos melhores virão para todos nós”, declarou, concluindo pronunciamento “simples, de improviso, desarmado, surpreso mas, acima de tudo, profundamente agradecido”.

A presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Gonzalez, sublinhou a importância da posse de May, a quem considera um profissional dedicado e atento ao outro. A magistrada pediu que o colega “siga nesse caminho do conhecimento, da preocupação com o jurisdicionado, porque é esse o nosso papel”. Para a presidente, trata-se de um dia de confiança e esperança para os cidadãos do Rio Grande do Sul, sentimentos fundamentais para o ano que se iniciará.

Trajetória

Natural de Porto Alegre, Carlos Alberto May tomou posse como juiz do Trabalho da 4ª Região em 23 de novembro de 1992. Foi promovido à titularidade em 19 de dezembro de 1996, quando assumiu a jurisdição da Vara do Trabalho (VT) de Santo Ângelo. Na sequência, atuou na VT de Alegrete (1996), na 2ª VT de Taquara (1998-2002) e na 20ª VT de Porto Alegre (2002-2012). Desde 25 de junho de 2012, era juiz titular da VT de Alvorada.

A promoção do magistrado, pelo critério da antiguidade, foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (16/12). May ocupará a vaga aberta no último dia 1º de outubro, com a aposentadoria da desembargadora Maria Helena Lisot, em cuja cadeira já vinha atuando como convocado. Ele integrará a 8ª Turma Julgadora e a 1ª Seção de Dissídios Individuais.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista