26/06/2020 09:12

Ministra Rosa Weber é eleita vice-presidente do STF

Início do corpo da notícia.

rosawebersite - 1.jpgO Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu, nessa quinta-feira (25), o ministro Luiz Fux para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no biênio 2020-2022. Na mesma ocasião, a ministra Rosa Weber, oriunda do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), foi eleita para assumir a Vice-Presidência do STF. A posse está marcada para o dia 10 de setembro.

De acordo com o Regimento Interno do STF, o Plenário deveria eleger os novos dirigentes em agosto mas, em função da pandemia e para facilitar o processo de transição, a eleição foi antecipada. 

A ministra Rosa Weber nasceu em Porto Alegre/RS. Graduou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com láurea, em 1971. Foi inspetora do Trabalho do Ministério do Trabalho (DRT/RS) de 1975 a 1976 e ingressou na magistratura trabalhista em 1976, como juíza substituta no TRT-RS. 

Em 1981, foi promovida ao cargo de juíza presidente, que exerceu nas Juntas de Conciliação e Julgamento de Ijuí, Santa Maria, Vacaria, Lajeado, Canoas e Porto Alegre. Foi promovida em 1991 ao cargo de desembargadora do TRT-RS, onde integrou e presidiu a 5ª e a 1ª Turmas, a 1ª e a 2ª Seção de Dissídios Individuais, a Seção de Dissídios Coletivos, o Órgão Especial e o Tribunal Pleno. Foi presidente do TRT-RS no biênio 2001-2003, após ter sido vice-corregedora, na forma regimental, de março a dezembro de 1999, e corregedora regional, por eleição, no biênio 1999-2001. 

Em maio de 2004, foi convocada para atuar no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e, em fevereiro de 2006, tomou posse no cargo de ministra deste Tribunal. No TST, integrou a 6ª Turma, a 3ª Turma, a Seção Especializada em Dissídios Individuais I e o Órgão Especial. 

Foi empossada ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) em dezembro de 2011. Em junho de 2012 tomou posse como ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e foi reconduzida ao cargo em junho de 2014. Tomou posse como ministra efetiva do TSE em maio de 2016. Foi empossada vice-presidente do TSE em fevereiro de 2018 e presidente da Corte em agosto de 2018. Naquele ano, como presidente do TSE, foi a primeira mulher a conduzir uma eleição presidencial no país. Atualmente, preside a 1ª Turma do STF.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS com informações da Secom/TST e foto de Nelson Jr./SCO/STF
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista