Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 26/06/2020 14:35. Atualizada em: 26/06/2020 14:38.

Novos tempos, novas soluções: Juíza fecha acordo por videoconferência combinando Whatsapp com Google Meet

Visualizações: 11
Início do corpo da notícia.

whatsegooglemeetsite.jpgA juíza Ana Paula Kotlinsky Severino, da 29ª Vara do Trabalho de Porto Alegre, utilizou o Whatsapp para facilitar a participação de uma trabalhadora em uma audiência de conciliação. A audiência estava ocorrendo por videoconferência no Google Meet, onde a juíza já estava em contato com os demais participantes. Como a autora do processo teve dificuldades para acessar a plataforma, a magistrada resolveu se comunicar com ela por meio de uma videochamada no aplicativo de mensagens instantâneas.

Durante a audiência, a juíza conversou com a trabalhadora pelo Whatsapp, na tela do celular, e com o representante da reclamada e os advogados das partes pelo Google Meet, no computador. A trabalhadora conseguiu acompanhar as negociações, fazer perguntas, tirar dúvidas e entender melhor a proposta de acordo. "Esse diálogo foi fundamental para chegarmos à conciliação", ressalta a magistrada. O acordo homologado solucionou a reclamatória trabalhista ajuizada contra a empresa, uma corretora de seguros. 

Atualmente, todas as audiências da Justiça do Trabalho são realizadas por videoconferência, como medida de prevenção à Covid-19. A juíza Ana Paula Severino avalia que o formato está sendo muito positivo. "Há um certo receio no início mas, aos poucos, quando as pessoas conhecem melhor, ganham confiança. Acredito que a videoconferência poderá ser usada em muitos casos, mesmo depois da pandemia, pois traz benefícios para todos os envolvidos. Não se perde tempo com deslocamentos e há menos custos", conclui.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS), foto da juíza Ana Paula Kotlinsky Severino
Tags que marcam a notícia:
jurídica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista