12/06/2020 16:25

Memorial da Justiça do Trabalho no RS lança livro "Psicanálise e Trabalho: retratos do contemporâneo"

Início do corpo da notícia.
livememorial - 1.jpg
Obra foi lançada em uma live com a particiapação dos autores e da presidente do TRT-RS

O Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul, em parceria com a psicanalista Rosana de Souza Coelho, lançou o livro “Psicanálise e Trabalho: retratos do contemporâneo". O lançamento ocorreu nessa quarta-feira (10/6) e foi transmitido pelo canal do Memorial no Youtube, onde o vídeo da atividade ainda está disponível, e pela página do Memorial no Facebook. Na ocasião, os organizadores e autores falaram sobre a obra e conversaram com o público. 

capadolivrob - 1.jpgO livro foi publicado em formato digital e reúne 19 artigos de 28 autores acerca das intersecções entre trabalho e psicanálise na atualidade. Os artigos abordam as implicações das características do trabalho contemporâneo na saúde mental dos trabalhadores e destacam o papel do trabalho como fonte de sentido e de identidade para o ser humano. O download gratuito da obra, em formato PDF, pode ser feito na página do Memorial na internet ou por meio deste link.

Na abertura do evento de lançamento, a presidente do TRT-RS, desembargadora Carmen Izabel Centena Gonzalez, elogiou a obra e falou sobre os desafios da sociedade na pandemia do novo coronavírus, com o aumento do desemprego e a dificuldade de os trabalhadores garantirem a subsistência. "Já havia uma situação complicada antes, com a precarização do trabalho em fenômenos como a uberização. Agora essa realidade se agrava", comentou. A desembargadora também destacou a importância do livro para a compreensão do mundo do trabalho a partir das diferentes abordagens trazidas pelos autores. "Quando nós, magistrados, formos julgar, é importante termos essa visão diferenciada, a partir da sociologia, da filosofia, da psicanálise e de todos os ramos dos direitos humanos", declarou. 

A juíza coordenadora do Memorial, Anita Job Lübbe, agradeceu o apoio da Administração do TRT-RS para a realização do livro. "É uma honra participar deste projeto, que traz um olhar psicanalítico sobre o trabalho. Também faz parte da nossa responsabilidade, como julgadores, se possível, a criação e a manutenção de espaços de escuta. Isso é importante para a preservação da saúde mental no mundo do trabalho, especialmente nesse momento de crise", afirmou. 

A psicanalista Rosana de Souza Coelho, organizadora do livro, ressaltou seu interesse acadêmico sobre o tema. "O trabalho é, antes de tudo, uma atividade social e política, ninguém trabalho sozinho. Pelo trabalho, o homem tece o mundo que o cerca mas, principalmente, tece a si mesmo na relação com os outros homens", afirmou. A pesquisadora acrescentou que o livro deverá contribuir para a construção de relações de trabalho que se pautem pelo reconhecimento e pela valorização do trabalhador. 

O servidor do Memorial Diego Airoso da Motta, também responsável pela organização da obra, observou que a temática do livro esteve presente em sua própria execução. "Foi um trabalho árduo, que envolveu o diálogo com muitos autores, mas tudo fluiu muito bem e o resultado foi prazeroso. O fato de ter sido árduo e, ao mesmo tempo, trazer satisfação, demonstra exatamente a dimensão do trabalho na nossa vida", comentou. 

Além da psicanalista Rosana Coelho, o livro possui textos dos autores João Bosco Carneiro¿, Norton Cezar Dal Follo da Rosa Jr, Cláudia Perrone, Rose Gurski, Marcelo Ferretti, Fernanda Samico, Karina Sassi, Lucimara Lopes Rase, Jorge Broide, Simone Mendonça Delgado, Ana Magnólia Mendes, Jean-Michel Vivès, Felipe Castelo Branco, Sonia Leite, Willian Mac-Cormick Maron, Gabriel Tupinambá, Cristiano Dal Forno, Jacqueline de Oliveira Moreira, Andrea Maris Campos Guerra, Bianca Ferreira Rodrigues, Ana Carolina Dias Silva, Juliana Marcondes Pedrosa de Souza, Luciana Costa, Denise de Fátima Pinto Guedes, Maria Cristina Poli, Maracy Domingues Alves e Rita Maria Manso de Barros.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mao branca segurando tres formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevencao de Acidentes de Trabalho Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista