Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 25/05/2020 11:42. Atualizada em: 25/05/2020 11:42.

Dia Nacional da Adoção: Saiba os direitos do empregado ou empregada adotante!

Visualizações: 336
Início do corpo da notícia.

Adotar É Amor - CNJ.pngHoje, 25 de maio, é o Dia Nacional da Adoção. A Justiça brasileira está engajada na campanha #AdotarÉAmor, iniciativa do CNJ.

Você sabia que quem adota uma criança ou adolescente têm alguns direitos trabalhistas iguais aos da mãe gestante?

Os adotantes têm direito a:

Estabilidade no emprego: O empregado ou empregada adotante tem direito a estabilidade nos 5 meses seguintes à adoção. (art. 391-A da CLT). Durante o período, a dispensa só poderá ocorrer por justa causa. Essa garantia objetiva colaborar para que o ingresso do menor na nova família ocorra em ambiente estruturado e tranquilo, favorecendo sua adaptação.

Licença-adotante: de 120 dias. Se o empregador participar do Programa Empresa Cidadã, a licença pode ser de 180 dias. Em caso de adoção ou guarda judicial conjunta, a licença será concedida a apenas um dos adotantes ou guardiães (art. 392-A da CLT). A licença propicia que a família tenha tempo para conviver com a criança ou adolescente e se dedique, de forma exclusiva, à sua integração ao novo ambiente.

Pausa para amamentação: para amamentar o filho, inclusive em caso de adoção, até que complete 6 meses de idade, a mãe terá direito, durante a jornada de trabalho, a 2 descansos especiais de meia hora cada um. Quando a saúde do filho exigir, o período de 6 meses poderá ser aumentado. (Artigo 396 da CLT).

Salário-maternidade: ao empregado ou empregada que adotar ou obtiver guarda para fins de adoção é devido salário-maternidade pelo período de 120 dias, conforme o art. 71-A da Lei nº 8.213/91. Portanto, também recebem o benefício um dos homens, em caso de casais homoafetivos, e homens solteiros que adotaram ou obtiveram a guarda para adoção. Vale lembrar que se a adoção for feita por um casal, independentemente da orientação sexual, o benefício só é pago a um dos cônjuges. O pagamento é correspondente ao salário integral do empregado ou trabalhador avulso. Se for empregado doméstico, o valor é calculado sobre o último salário de contribuição.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
juridica
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista