Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 18/05/2020 14:47. Atualizada em: 18/05/2020 14:54.

18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.

18demaio - 1.jpgVocê sabe que dia é hoje? 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 em razão de um crime bárbaro em 1973 na cidade de Vitória, no Espírito Santo, quando a menina Araceli Cabrera Crespo, de 8 anos, foi espancada, estuprada e assassinada. O crime segue impune até os dias de hoje. 

Até junho de 2019, o Disque 100 havia recebido mais de 42 mil denúncias relacionadas à violação de direitos humanos de crianças e adolescentes, sendo mais de 10 mil referentes à violência sexual. Em 2018, foram mais de 76 mil denúncias, sendo 18.612 dos registros referentes à violência sexual.

Além de ser crime hediondo, a exploração sexual de crianças e adolescentes é uma das piores formas de trabalho infantil, de acordo com a lista TIP (Decreto 6.481/2008). Esta violação pode comprometer gravemente o seu desenvolvimento físico, biológico, psicossocial e moral.

A Constituição garante às crianças e aos adolescentes o direito à proteção integral, sendo dever do Estado, da família e da sociedade colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Instagram do Ministério Público do Trabalho
Tags que marcam a notícia:
horizontetrabalho infantil
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista