10/03/2020 16:41

Coordenadoria de Saúde do TRT-RS atualiza informativo sobre coronavírus (10/3)

Início do corpo da notícia.

28-coronavirus.jpgAté o final da tarde dessa segunda-feira, o Ministério da Saúde havia confirmado 25 casos no Brasil (levantamento em http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/), sem ainda ter computado o primeiro caso no Rio Grande do Sul, noticiado na manhã desta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. Trata-se de um morador de Campo Bom, de 60 anos, que retornou de viagem à Itália em 23 de fevereiro, e em 29 de fevereiro apresentou sintomas. No momento, ele encontra-se em isolamento domiciliar e seus sintomas são leves.

Nos últimos dias, o Ministério da Saúde aumentou a sensibilidade da vigilância, passando a testar para coronavírus todos os pacientes internados com quadro gripal, com resultado negativo para outros vírus gripais, independentemente de histórico de viagem ao exterior.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, “o objetivo é identificar os vírus respiratórios circulantes, monitorar o atendimento dos casos hospitalizados e os óbitos para subsidiar decisões e novos posicionamentos do Ministério da Saúde e Secretarias de Saúde Estaduais e Municipais”.

Lembre-se! Para evitar a contaminação continue adotando as medidas básicas de higiene e saúde:

  • lave as mãos com água e sabão (várias vezes ao dia);
  • utilize lenço descartável para higiene nasal;
  • cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogue no lixo;
  • evite tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas;
  • não compartilhe objetos de uso pessoal (isso inclui o chimarrão!);
  • mantenha o ambiente limpo e ventilado;
  • evite contato com pessoas sintomáticas;
  • mantenha hábitos saudáveis (hidratação, alimentação, atividade física);
  • as máscaras cirúrgicas devem ser usadas como bloqueio na transmissão do vírus por uma pessoa já doente, atenuando assim a contaminação da população geral.

Os casos suspeitos graves devem prontamente ser encaminhados para o Hospital de Referência para isolamento e tratamento. Casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde, com a adoção de medidas de precaução domiciliar. Confira quais são os Hospitais de Referência no Brasil neste link.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Coordenadoria de Saúde do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Capacete branco sob texto tambem em branco: Trabalho Seguro Crianca desenhando arcos verde e amarelos em funco cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem. Texto brando sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto tambem laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execucao TRABALHISTA mao branca com polegar riste sobre circulo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliacao Trabalhista