Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/01/2020 09:46. Atualizada em: 31/01/2020 18:10.

TRT-RS passa a disponibilizar em tempo real dados sobre aquisições de bens e contratações de serviços

Visualizações: 56
Início do corpo da notícia.

30--PGC.jpgO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) passou a disponibilizar, em seu site, informações em tempo real sobre a execução do seu Plano de Gestão de Contratações 2020 (PGC-2020).

Com acesso liberado aos cidadãos, a ferramenta disponibiliza, de forma prática, os dados relativos a aquisições de bens e a contratações de serviços na Justiça do Trabalho gaúcha. Além de facilitar o trabalho do público interno, a ferramenta amplia a transparência da Instituição junto à sociedade.

No painel, o usuário pode visualizar, de maneira rápida e fácil, todo o planejamento das contratações para o exercício: as demandas previstas e encaminhadas, inclusive por área e por modalidade (licitação, compra direta, e outras), e a situação atualizada de cada uma delas.

O painel é acessado pelo menu Transparência/Finanças/Licitações/Plano de Gestão das Contratações, do site do TRT-RS. Para acessá-lo direto, clique aquiAbre em nova aba.

A ferramenta foi desenvolvida em parceria entre a Diretoria-Geral, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicações (Setic).

Plano de Gestão de Contratações

O Plano de Gestão das Contratações é elaborado anualmente pela Secretaria de Administração, com base na proposta orçamentária aprovada para o Tribunal, e permite o planejamento e consolidação das demandas que serão realizadas ou prorrogadas para o exercício seguinte.

O planejamento auxilia na tomada de decisões, gera maior previsibilidade na gestão dos recursos e antecipa eventuais cenários de riscos para o cumprimento dos prazos de execução do orçamento.

Estão previstas duas revisões anuais, nos meses de abril e setembro, que podem resultar na inclusão ou na exclusão de demandas. Ao fim do exercício, é apresentada uma análise comparativa entre a execução inicialmente planejada e a decorrente das revisões realizadas.

Os objetivos do Plano de Gestão das Contratações são os seguintes:

  • Aprimorar o nível de governança das contratações;
  • Implementar uma visão de longo prazo nos processos de aquisição e contratação;
  • Propiciar a realização de compras compartilhadas;
  • Aprimorar processos de trabalho para aquisição de bens e contratação de serviços;
  • Aprimorar a transparência institucional;
  • Melhorar a distribuição das demandas no decorrer no exercício, evitando a concentração dos pedidos em um único período e racionalizando a força de trabalho das áreas envolvidas nos processos de contratações.
Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
serviço
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista