Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/12/2019 09:11. Atualizada em: 11/12/2019 12:56.

Com participação do TRT-RS, Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades é criada

Visualizações: 8
Início da galeria de imagens.
Fotografia da mesa com os participantes do evento
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída pela Organização das Nações Unidas - ONU, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) sediou a cerimônia de assinatura do termo de cooperação técnica para a criação da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades. São parceiros do TRT-RS nesta iniciativa o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), a Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), a Seção Judiciária do Rio Grande do Sul da Justiça Federal (JFRS), a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS), o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT-RS) e o Ministério Público Estadual (MPE/RS), cujos representantes compareceram ao Salão Nobre da Presidência do TRT gaúcho, em Porto Alegre, para firmarem o compromisso.

Acesse o álbum de fotos do eventoAbre em nova aba.

A presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, destacou a importância do acordo de cooperação, bem como o pioneirismo do Regional na instauração do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em 2017. “Não se pode mais admitir a relativização dos direitos sociais e humanos, sob pena de voltarmos aos patamares dos séculos passados. Nós juízes do trabalho temos a obrigação de nos empenharmos para a preservação dessas conquistas e garantir a evolução da sociedade. É necessário o engajamento de todos para uma sociedade mais fraterna”, ressaltou a magistrada.

A coordenadora do Comitê, juíza do Trabalho Raquel Nenê Santos, esteve à frente da entidade nos últimos dois anos e recebeu especial agradecimento da presidente do Tribunal. Em relação ao acordo celebrado, Raquel explica que a intenção é a colaboração em eventos e práticas relativos ao tema, promovendo também a divulgação dos trabalhos já realizados e dos que forem desenvolvidos a partir de agora. “A ideia é que sejam integradas as ações de cada entidade”, disse a juíza.

O público foi surpreendido pela participação do embaixador-mirim dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, Yuri Santos, de 12 anos. O menino relatou situações de racismo enfrentadas em seu cotidiano e fez um “convite” à reflexão sobre as desigualdades raciais, de gênero, econômicas e regionais comuns à sociedade atual. “Precisamos prestar mais atenção no mundo ao nosso redor, na realidade do outro e naquilo que o outro necessita”, afirmou.

A rede oficializada nessa terça-feira (10/12) está aberta à participação de outras entidades da administração pública.

Também estiveram presentes a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, e a coordenadora da Comissão de Diversidade e Inclusão do mesmo Tribunal, servidora Rosiane Pólvora de Pólvora; e o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF4, desembargador federal Roger Raupp Rios. A coordenadora da Comissão Pró-Equidade de Gênero e Raça, procuradora regional Carmem Elisa Hessel, representou a PRR4. Pela PR/RS, estiveram presentes a procuradora-chefe, Claudia Vizcaychipi Paim, a coordenadora do Comitê de Gênero e Raça da PR/RS, procuradora Suzete Bragagnolo, e o procurador regional dos Direitos do Cidadão e integrante do Comitê, Enrico Rodrigues de Freitas.

A JFRS foi representada pelo diretor do foro da Seção Judiciária do RS, juiz federal Paulo Paim da Silva. Pelo MPT/RS, participou o vice-procurador chefe, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, e o MPE/RS foi representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, procuradora de justiça Angela Salton Rotunno.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Sâmia Garcia, fotos de Inácio do Canto - Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
institucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista