Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe
Publicada em: 11/07/2025 15:39. Atualizada em: 11/07/2025 16:35.

Sistema Galileu, do TRT-RS, é finalista do Prêmio CONIP de Excelência em Gestão Pública 2025

Visualizações: 51
Início do corpo da notícia.

Imagem ilustrativa das mãos de uma pessoa usando um notebook. Na tela aparece o logo do sistema Galileu, com o desenho de uma pessoa de barba comprida usando uma luneta.O sistema Galileu, desenvolvido pela Justiça do Trabalho gaúcha, está entre os finalistas do Prêmio CONIP 2025 de Excelência em Gestão Pública. Criada em 1998, a premiação reconhece as melhores iniciativas que usam a tecnologia da informação para inovação e melhoria dos serviços públicos. A divulgação dos vencedores ocorrerá no dia 28 de agosto, em Brasília/DF.

Agilidade e segurança

O Galileu é um assistente que auxilia na elaboração de minutas de sentença. Ele utiliza a inteligência artificial para realizar uma leitura automática das petições iniciais e contestações, identificando os pedidos e apresentando resumos e sugestões de subsídios.

A ferramenta foi criada para reduzir o volume de tarefas burocráticas enfrentadas por magistrados e servidores. O Galileu não faz análise jurídica nem avalia provas, é apenas um instrumento tecnológico que permite ao usuário ter uma visão mais clara sobre os fatos do processo. O sistema tem a garantia da revisão humana em cada etapa, não apenas no resultado final. 

Com base para seu funcionamento, o Galileu utiliza o PangeaGab, um banco de dados validado pelo magistrado, com seus textos de gabinete, precedentes qualificados e avaliações de jurisprudência consolidada no TST. Além de agilizar o processo decisório, o Galileu também busca garantir maior coerência e segurança na produção das sentenças.

Estatísticas

O Galileu já está em pleno uso no primeiro grau do TRT-RS. Nos meses de abril, maio e junho, a Justiça do Trabalho gaúcha somou mais de 7 mil sentenças publicadas com auxílio da ferramenta. Em junho, o Galileu foi utilizado em 34,4% do total de sentenças, com uma média de 125,5 sentenças por dia útil. 

Acordos de cooperação

O TRT gaúcho já assinou acordos de cooperação técnica com outros 14 Regionais interessados em adotar a plataforma: os TRTs de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará/Amapá, Amazonas/Roraima, Rondônia/Acre, Campinas, Espírito Santo, Goiás, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso. 

Uso nacional

A expectativa é de que o uso nacional do Galileu ocorra efetivamente a partir dos meses de agosto e setembro, seguindo um cronograma estabelecido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Três Regionais já usam a versão piloto da ferramenta como assistente na elaboração de sentenças: os TRTs de São Paulo, Goiás e Rondônia/Acre. Eles são supervisionados pelo Laboratório de Inovação do TRT-RS.

Galileu 2º grau

Está em desenvolvimento uma versão do Galileu para o 2º grau de jurisdição, que auxiliará na produção de minutas de acórdãos. Cinco gabinetes de desembargador do TRT-RS estão testando essa nova modalidade da plataforma em fase piloto.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
tecnologia
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias