Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 05/12/2019 11:50. Atualizada em: 05/12/2019 11:50.

Exposições apresentam esculturas com sucatas e retrospectiva de atividades culturais do TRT-RS

Visualizações: 55
Início da galeria de imagens.
Imagem da solenidade de inauguração, no saguão do TRT-RS.
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Duas exposições culturais foram abertas nessa quarta-feira (4/12) nas dependências da Justiça do Trabalho em Porto Alegre. No espaço Lenir Heinen, do Foro Trabalhista da Capital (Av. Praia de Belas, 1432, prédio I), entrou em cartaz a mostra "Sucata Revela a Arte", do escultor Wilson Germano. Já no saguão do Prédio-Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (Av. Praia de Belas, 1100), foi inaugurada mostra que reúne artes de divulgação elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social do Tribunal para as 34 exposições sediadas pela instituição no período entre 2017 e 2019.

O público pode visitar a exposição "Sucata Revela a Arte" de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h, até o dia 7 de janeiro. Na mostra, o escultor apresenta obras construídas a partir de sucata eletro-eletrônica, no intuito de reutilizar e dar um destino ecologicamente correto ao chamado lixo eletrônico.

A retrospectiva das exposições culturais sediadas pelo TRT-RS, vista por meio das artes de divulgação elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social, pode ser visitada também de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h, até o dia 19 de dezembro.

Ao abrir a mostra no Foro Trabalhista da capital, o juiz do Trabalho Edson Pecis Lerrer, vice-diretor do Foro, agradeceu, em nome do Tribunal, ao escultor Wilson Germano pela oportunidade em disponibilizar as obras para visitação na Justiça do Trabalho. "As obras estarão expostas para milhares de pessoas que passam por aqui diariamente. E eu tenho visto muito interesse por parte dessas pessoas", destacou o magistrado.

A servidora Milene Tafra da Fontoura também deu as boas-vindas ao artista, em nome da Comissão de Cultura do TRT-RS, e ressaltou que a exposição ainda apresenta obras da artista plástica Maria de Fátima Germano da Silva, que trabalha em parceria com Wilson Germano.

Ao inaugurar a mostra no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS, a presidente da instituição, desembargadora Vania Cunha Mattos, fez questão de agradecer ao trabalho da atual Comissão de Cultura, que organizou e tomou as medidas necessárias para que as atividades culturais fossem possíveis. A magistrada também relembrou a própria passagem em comissões de cultura em períodos anteriores, e também agradeceu aos artistas que participaram das exposições nos últimos dois anos.

A presidente também destacou a participação do escultor Elvis Esteves, integrante da exposição "Percursos da Arte: prisão, saúde e trabalho", sediada pelo TRT-RS no primeiro semestre de 2019, com trabalhos de apenados do Instituto Psiquiátrico Forense e da Cadeia Pública de Porto Alegre. A desembargadora referiu a fala do escultor, que disse ter tido mais oportunidades de trabalho depois da participação na exposição do TRT-RS.

O coordenador da Comissão de Cultura, desembargador João Paulo Lucena, destacou a oportunidade que foi propiciada, nos últimos dois anos, a artistas de diferentes ramos, como música, teatro e artes plásticas, nas exposições e outras atividades culturais desenvolvidas. "Realizamos exposições em Porto Alegre e no interior, promovidas apenas pelo TRT-RS ou em parceria com outros tribunais, sobre uma diversidade bastante grande de temas", frisou o desembargador.

O magistrado também agradeceu aos artistas que participaram dessas atividades, e ressaltou, como exemplo, a exposição "Percursos da Arte", por trazer a temática do preconceito, da discriminação e da invisibilidade. Além do desembargador Lucena, também integram a Comissão de Cultura a juíza Eliane Melgarejo e a servidora Milene Tafra da Fontoura.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto de Juliano Machado e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT4)
Tags que marcam a notícia:
cultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista