Ir para conteúdo Ir para menu principal Ir para busca no portal
Logotipo TRT4

Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região

Rio Grande do Sul

Informações ao Cidadão
19/06/2019 16:20 compartilhe:

Memorial da Justiça do Trabalho reúne-se com o Professor Boaventura de Sousa Santos

Início do corpo da notícia.

19 - Boaventura Sousa Santos.jpgO Memorial reuniu-se, nessa quarta-feira (19), com o Professor Boaventura de Sousa Santos para falar de suas ações e projetos. O Coordenador do Memorial, Mauricio Oliveira Agliardi, e o servidor Márcio Meireles Martins apresentaram as principais ações do Memorial, destacando o projeto Memórias de Trabalho e Não Trabalho Quilombola. Na oportunidade, o professor aceitou o convite para escrever o prefácio do livro que receberá o mesmo nome do projeto.

O Projeto Memórias de Trabalho e Não Trabalho Quilombola desenvolvido pelo Memorial, iniciado na 17ª Semana Nacional dos Museus, com a realização de uma mesa-redonda no Auditório Ruy Cirne Lima, reuniu alunos e professores de 7 escolas públicas, entre municipais e estaduais, quilombolas, além de servidores e magistrados da Justiça do Trabalho. O debate foi o ponto de partida para o desenvolvimento, por parte dos alunos, de atividades de pesquisa e produção de material sobre os 7 Quilombos Urbanos de Porto Alegre, orientados por seus professores. O material produzido constará da publicação de um Livro sob o mesmo título “Memórias de Trabalho e Não Trabalho Quilombola”, pelo Memorial.

O Professor Boaventura interessou-se em conhecer mais detalhadamente as atividades desenvolvidas pelo Memorial e o acervo de mais de 3 milhões de processos preservados pela Justiça do Trabalho, em especial o acesso online que o Memorial está oferecendo à sociedade por meio da plataforma AtoM, ressaltando que esse acesso propiciaria a análise por pesquisadores portugueses, sob sua tutela.

Boaventura de Sousa Santos é Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas. Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul
Tags que marcam a notícia:
memorial
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias