Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 30/04/2019 17:08. Atualizada em: 03/05/2019 16:56.

Inaugurada a exposição "Introspecção", no Foro Trabalhista de Bagé

Visualizações: 45
Início do corpo da notícia.

30-bage-exposição-810p.jpgFoi aberta, em solenidade realizada na tarde da última segunda-feira (29/4), no Foro Trabalhista de Bagé, a exposição "Introspecção", composta por quadros pintados pelo artista plástico Leonir Garcia. A mostra, em homenagem ao Dia Internacional do Trabalho (1º de maio), pode ser visitada até 10 de maio, das 10h às 18h, no próprio Foro Trabalhista do município (Alameda João Peixoto, 1025). Na ocasião, estiveram presentes, além do artista, a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), desembargadora Vania Cunha Mattos, a diretora do Foro Trabalhista de Bagé e titular da 1ª Vara do Trabalho da cidade, juíza Marcele Cruz Lanot Antoniazzi, e a presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juíza Carolina Hostyn Gralha. O evento foi prestigiado, também, por advogados, peritos e servidores que atuam na Justiça do Trabalho, além de assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Acesse o álbum de fotos do eventoAbre em nova aba.

Ao dar início à solenidade, a juíza da 1ª Vara do Trabalho de Bagé, Marcele Antoniazzi, agradeceu a todos os presentes na comemoração da semana do Dia Internacional do Trabalho e destacou a força de trabalho que movimenta a economia do país. Quanto à inauguração da exposição, a magistrada destacou que “ao mesmo tempo que exercemos a jurisdição, mantendo as pautas de audiência, dedicamos parte do tempo de descanso para cumprir com a missão social que entendemos exercer além do papel jurisdicional”. A diretora do Foro de Bagé ressaltou também que a oferta do espaço para a exposição colabora para a democratização da arte e a valorização cultural local. Marcele também informou que alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Espírito Santo comparecerão na sexta-feira (3/5) ao Foro Trabalhista, para participarem de uma experiência em contato com o juiz, sua profissão e o Direito do Trabalho, além de prestigiarem as obras da exposição recém-inaugurada.

Em sua manifestação, o artista plástico Leonir Garcia agradeceu, inicialmente, à juíza Marcele Antoniazzi, pela oportunidade de expor no Foro Trabalhista. "Pude perceber que a juíza tem uma sensibilidade aguçada, ao inovar na esfera jurídica por meio da cultura e oferecer esse espaço", destacou. "Algumas pessoas podem ficar espantadas ao ver uma exposição aqui, já que elas procuram essa casa por outro motivo. Mas podem encontrar uma oportunidade de deleite, de encontro consigo mesmas por meio da cultura", desejou. "A arte pode e deve estar ao alcance de todos", concluiu.

O pintor ressaltou que ele é apenas uma das pessoas que fomentam a cultura em Bagé, e espera que o espaço oferecido pelo Foro Trabalhista se consolide para que outros artistas locais possam ocupá-lo para demonstrarem seus trabalhos.

Como explicou a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, as atividades culturais começaram há bastante tempo no prédio-sede e no Foro Trabalhista de Porto Alegre, e esse processo começou a ser interiorizado recentemente, para que espaços sejam oferecidos também nos prédios da Justiça do Trabalho em outras localidades do Estado.

A desembargadora destacou que os trabalhadores que procuram a Justiça do Trabalho normalmente estão angustiados, em conflito com seus empregadores, e que a oportunidade de um momento de contato com a arte pode significar a possibilidade de distensionar essa angústia. "É fundamental que o dia do Trabalho seja celebrado com iniciativas positivas que envolvam a arte e a cultura", enfatizou. "Aqui, como na audiência pública da qual participaremos em seguida, defenderemos de forma intransigente a Justiça do Trabalho. Ela é perene e permanecerá ativa, mesmo diante das ideias extravagantes de pessoas que propõem a sua extinção", finalizou.

Também participou da abertura da exposição o desembargador aposentado do TRT-RS Leonardo Meurer Brasil.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Juliano Machado e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
exposiçãocultura
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista