Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 08/04/2019 13:37. Atualizada em: 08/04/2019 13:37.

Conciliações Estimuladas em Recurso de Revista

Visualizações: 58
Início da galeria de imagens.
foto da mesa de reunião no gabinete da vice-presidência
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Na primeira semana de abril de 2019, realizou-se mais uma semana de conciliações de processos em fase de recurso de revista, no TRT RS. Em breve, os resultados neste site.

Atuaram a Juíza Luciana Bohm Stahnke, as servidoras conciliadoras Mariana Moraes de Castilhos Gaspary, Ana Carolina Piccinin de Moura, e Elisabete de Oliveira Algarve. Contribuiram servidores do Cejusc e do Gabinete da Vice-Presidência. Igualmente, atuou, inclusive, diretamente, em mesas de conciliação na segunda e quarta feira, o vice-presidente Ricardo Carvalho Fraga.

Relevante registrar o modo como foram selecionados os quase trezentos processos para esta semana. O período de interposição dos recursos de revista foi considerado de tal modo que não se incluíssem aqueles já às vésperas do exame de admissibilidade.

A seleção, ademais, considerou serem processos com existência de depósito judicial em valor próximo da condenação arbitrada e serem da Região Metropolitana da Capital. Para esta seleção, foram utilizados ferramentas de tecnologia da informação.

Na recente Correição Ordinária, na presença do Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Lelio Bentes Corrêa, verificou-se que um número expressivo de processos em fase de exame de admissibilidade de recurso de revista tem duas características:

a) são de condenação até determinado valor, não expressivo e 

b) tem depósitos recursais iguais ou superiores à condenação.

Com esta realidade, se estuda elaboração de despacho estimulando a conciliação, a ser lançado inicialmente em processos com recurso de revista interposto em mês a ser determinado, que não esteja às vésperas do exame de admissibilidade.

Registra-se novamente, outras iniciativas, já noticiadas aqui:

a) “Recurso de Revista – conciliações com inovação para comunicação virtual” 

b) “Recurso de Revista – com conciliações com 3 opções

No tema das conciliações, o vice presidente do TRT RS lembrou os estudos transdisciplinares sobre mediação e arbitragem. Entre eles, a afirmativa de que podemos “ouvir com a alma” (Marshall B. Rosenberg, “Comunicação Não Violenta”, São Paulo: Editora Àgora, 2006, página 134). 

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto e fotos da Vice-Presidência do TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
vice-presidência
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista