Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 31/10/2018 10:58. Atualizada em: 05/11/2018 17:19.

Mês da Consciência Negra tem programação especial no TRT-RS

Visualizações: 38
Início do corpo da notícia.

ConscienciaNegra - site600x400px.pngO Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) preparou uma programação especial de eventos e exposições artísticas para celebrar o mês da Consciência Negra, novembro. As ações estão sob a coordenação do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade da instituição. O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro.

Conforme a coordenadora do Comitê, juíza Raquel Nenê Santos, os eventos, para os quais estão convidadas pessoas de todas as raças, objetivam afirmar a contribuição social, histórica e simbólica da comunidade negra, retirando-a da invisibilidade. Serão apresentadas obras de arte inspiradas no sentimento da valorização dos costumes e da trajetória desse segmento etnicorracial brasileiro. “Ao possibilitar o espaço para manifestações artísticas negras, estamos também buscando, de alguma forma, reparar as consequências do passado histórico de segregação, violência, invisibilidade e inferiorização de que foram vítimas negras e negros do Brasil inteiro”, explica Raquel. 

Confira os eventos e seus respectivos locais e datas:

Exposição “Uma Raiz, Vários Olhares”
Inauguração: 5 de novembro, às 17h.
Local: Espaço Cultural Lenir Heinen, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432).
Visitação: 5 a 16 de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Descrição: Exposição de pinturas e fotografias de sete artistas negros: Francisco Carlos Pereira, Ney Ortiz, Luis Pedro Fraga, Gerson Santos, Paulo Correa, Paulo Correa Júnior e Verinha Russo.
Promoção: Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4 e Coletivo Negros do TRT4.

Exposição “Poéticas do Trabalho”
Inauguração: 6 de novembro, às 17h. O evento também terá a apresentação do Rap “Quebrando as Correntes”, do rapper Maxwell dos Santos, ganhador do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos 2018.
Local: Saguão do TRT-RS (Av. Praia de Belas, n º 1.100)
Visitação: 5 a 30 de novembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Descrição: Exposição de 20 obras do pintor gaúcho Carlos Alberto de Oliveira, o Carlão, falecido em 2013. Os quadros ressaltam a importância do povo negro na história do Rio Grande do Sul, trazendo marcas da cultura popular e da vida cotidiana. A curadoria é de Eduardo Veras e Ezequiel Oliveira, filho do pintor.
Promoção: Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4 e UFRGS

1º Encontro de Servidores Negros TRT4
Data: 8 de novembro, às 9h
Local: Auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432, Prédio 3)
Descrição: Palestras sobre temas relativos ao racismo, ao fortalecimento do Judiciário Trabalhista e ao combate às discriminações nos ambientes de trabalho e na sociedade de forma geral. O objetivo é oferecer um espaço para aprendizagem e troca de experiências e vivências, visando a dar subsídios ao debate institucional de combate ao racismo e a todas as formas de discriminação na sociedade. O evento será aberto a todos os integrantes da Justiça do Trabalho ou de outros ramos do Poder Judiciário que se interessem pelos temas debatidos. A programação definitiva, a forma de inscrição e outras informações sobre o evento serão divulgadas nos próximos dias.
Promoção: Escola Judicial, Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade e Coletivo Negros TRT4 

Peça teatral “Qual a diferença entre o charme e o funk?”, do Grupo Pretagô
Data: 20 de novembro, às 17h30
Local: Auditório Ruy Cirne Lima, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, nº 1432, Prédio 3)
Descrição: A peça é um trabalho sensorial inspirado na arqueologia pessoal dos sete atores negros criadores, na qual o exercício da memória, em busca de relíquias de si, se fez presente para dar corpo ao espetáculo. É um resgate daquilo que está dentro de cada um, daquilo que faz ser: identidades. É a dança entre o jovem negro e suas lembranças.
Promoção: Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4 e Coletivo Negro TRT4.

Exposição fotográfica “Orgulho Negro”
Inauguração: 28 de novembro, às 11h. Na ocasião, dois painelistas da Etnia Afro de Santa Rosa debaterão a questão do racismo, um dos flagelos que assola nossa sociedade e que deve ser compreendido como fruto de um processo sócio-histórico desigual e discriminatório. Também será lançada, no evento, a cartilha “Vamos Falar sobre o Racismo”.
Local: Foro Trabalhista de Santa Rosa (Rua Santos Dumont, nº 496)
Visitação: 28 de novembro a 12 de dezembro (de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h)
Descrição: Fotografias de oito fotógrafos negros gaúchos: Paulo Corrêa, Leandro Machado, Nílveo Pereira Christiano, Luís Pedro Fraga, Marcos Pereira Feijão, Cíntia Rodrigues, Andrea Bogado e Irene Santos.
Promoção: Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT4 e Coletivo Negro TRT4.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
equidade
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista