Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 11/09/2018 13:04. Atualizada em: 11/09/2018 16:30.

Exposição fotográfica “Tantos Uns” é inaugurada no Foro Trabalhista de Porto Alegre e traz visibilidade para o tema das pessoas com deficiência

Visualizações: 50
Início da galeria de imagens.
Foto posada com diversos fotografados
Foto de René Cabrales
Foto de Alice Adams Bohrer
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

Cerimônia contou com a apresentação de peça de teatro Ícaro, do ator e diretor Luciano Mallmann

A exposição fotográfica “Tantos Uns” foi aberta oficialmente nessa segunda-feira (10/9) no Espaço Lenir Heinen do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432). A mostra conta com o apoio da Comissão de Cultura e do Comitê de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT-RS e dá visibilidade ao tema das pessoas com deficiência. A exposição inclui imagens dos fotógrafos do Grupo 35 mm e o patrocínio é do Sicoob Credijustra. A mostra permanecerá no local até o dia 14/9, e, entre os dias 17 e 28/9, poderá ser visitada no saguão do Prédio-Sede do TRT-RS  (Av. Praia de Belas, 1100). A visitação está aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Na abertura da cerimônia, a presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, elogiou a exposição e declarou que a Justiça do Trabalho gaúcha está engajada na luta contra a discriminação e o preconceito. A magistrada ressaltou em seu discurso o importante papel desempenhado por pessoas com deficiência nas mais diversas áreas sociais, como no esporte, na literatura e nas artes em geral. “Esta exposição retrata exatamente a participação dessas pessoas, que contribuem para o nosso aperfeiçoamento como seres humanos. Ela nos traz a certeza de que no futuro haverá mais solidariedade e compreensão do que temos no presente. O Tribunal está sempre engajado nestas grandes questões e tem orgulho dos mais diversos funcionários com necessidades especiais que integram os seus quadros, como reflexo do que imaginamos para uma sociedade mais fraterna e humana, com a consciência de que todos devem participar e estar integrados nos grandes desafios que nos espreitam a cada dia”, afirmou. 

A juíza do Trabalho Raquel Nenê Santos, coordenadora do Comitê de Equidade, falou sobre a importância da compreensão sobre as definições de deficiência, do diálogo e da consciência sobre as possibilidades e qualidades de todos. “Presumir competência significa respeitar as diferenças, sem rebaixar a crença nas possibilidades de aprendizagem sobre tudo que nos cerca. É respeitar a dignidade inerente à autonomia e à independência”, comentou. A magistrada também destacou o impacto que o engajamento do TRT-RS sobre esse tema pode ter sobre a sociedade. “Uma Instituição como a nossa, comprometida com a gestão humanitária, conduz ao aprendizado por todos nós de que as lutas dos diferentes segmentos sociais são lutas que convergem, porque se destinam à garantia, em última análise, do exercício de nossa dignidade plena como seres humanos plurais que somos”, declarou.

A cerimônia de abertura da exposição também contou com a apresentação da peça de teatro “Ícaro”, do ator e diretor Luciano Mallmann, no auditório Ruy Cirne Lima da Escola Judicial. No espetáculo, Luciano Mallmann apresenta um monólogo composto por depoimentos ficcionais de pessoas cadeirantes, construído a partir de sua visão, experiência e percepção sobre a deficiência.  

Acesse aqui o discurso completo da presidente Vania Mattos na abertura da exposição. 

Inclusão e acessibilidade

O Grupo 35mm buscou tornar a exposição acessível ao maior número possível de pessoas, oferecendo recursos de descrição textual das fotos em braille e códigos QR para acesso digital. Além disso, durante a cerimônia de abertura, houve tradução em libras, patrocinada pelo Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Rio Grande do Sul (Sintrajufe/RS).

Acesse a página oficial da exposição, onde estão disponíveis diversas informações, incluindo as descrições das imagens, textos de apresentação da mostra, agradecimentos, detalhes do making of, entre outros.

Grupo 35 mm

Formado principalmente por servidores da Justiça Federal e Trabalhista, o Grupo 35 mm nasceu em 2001, a partir de um projeto fotográfico de resgate da cidadania dos habitantes da comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros, que tiram do lixo o seu sustento, em Porto Alegre. Foram realizados, durante cinco anos, ensaios fotográficos, oficinas, devolução e distribuição de fotos, culminando com a publicação do livro "Vida Palafita". Com nova configuração, o grupo retoma suas atividades neste momento. Integram o grupo, atualmente, os fotógrafos Caio Monçalves, Isaura Saraiva, Lourdes Helena Rosa, Luciana Lee, Maria Clara Adams, Miriam Marroni e Teresa Haase.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde e fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
culturaexposiçãoinstitucional
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista