Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 04/09/2018 16:10. Atualizada em: 04/09/2018 16:36.

Artigo: "He for She", do juiz Tiago Mallmann Sulzbach

Visualizações: 16
Início do corpo da notícia.

Artigo publicado na edição de 4 de setembro do jornal Zero Hora.

04 - Tiago Mallmann Sulzbach - vice presidente AMATRA IV.jpgA AMATRA IV engajou-se na campanha da Organização das Nações Unidas (ONU) do He for She ou, em bom português, Eles por Elas. Campanha mundial de combate a todo tipo de violência contra as mulheres. A nossa associação tem como presidente uma mulher. O nosso Tribunal Regional do Trabalho tem como presidente uma mulher. Na Justiça do Trabalho, 50% dos cargos de magistrados são ocupados por mulheres. Estatística que revela que as mulheres estão ocupando seus merecidos espaços no âmbito do Judiciário.

Mesmo que não apague as informações oficiais de que elas, infelizmente, ainda recebem menos do que eles (o que não ocorre em cargos públicos), já é um avanço considerável. De um modo geral, aparentemente estamos avançando na matéria da igualdade de gênero. Porém, arranhada a superfície, ainda é muito comum que elas - em todas as profissões - não tenham o mesmo tratamento que eles.

A atividade associativa tem nos mostrado que um percentual muito grande das diatribes e queixas ainda decorrem da dificuldade que homens - e as próprias mulheres - têm de respeitar mulheres em situações de poder. E, então, a estatística cede à realidade, lamentavelmente ainda manifesta neste nosso século XXI, de que o machismo é presente e está por demais arraigado em nossa sociedade. Um tipo de violência disfarçada, não evidente ou declarada - como o são boa parte dos preconceitos -, mas presente.

Neste espírito da campanha das Nações Unidas vale a reflexão de que a condição feminina não deveria ser um elemento para questionar a atuação das mulheres em nenhum cargo, incluídas nessa perspectiva as nossas colegas juízas. Especialmente se, em circunstâncias idênticas, as decisões de um homem seriam acatadas sem questionamentos. He for She. Eles por Elas em toda a sociedade, o que vale também para nosso Judiciário brasileiro.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Tiago Mallmann Sulzbach, vice-presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV)
Tags que marcam a notícia:
artigoamatra iv
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista