Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 28/08/2018 16:57. Atualizada em: 29/08/2018 13:43.

Órgão Especial aprova criação de Cejuscs em Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria

Visualizações: 41
Início do corpo da notícia.
16-mediações-800p-13.jpg
Cejusc 2º Grau, na sede do TRT-RS

O Órgão Especial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) aprovou, em sessão ordinária realizada na última sexta-feira (24), a criação de Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejuscs) nos Foros Trabalhistas de Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria – os primeiros fora de Porto Alegre. 

Os Cejuscs são espaços dotados de mesas redondas, destinados especificamente para a realização de audiências de mediação. As audiências são conduzidas por servidores da Justiça do Trabalho, que atuam como mediadores-conciliadores, com a supervisão de um magistrado. Tanto os servidores quanto os juízes supervisores são capacitados pela Escola Judicial do TRT-RS para a atuação nos Cejuscs. O objetivo é estabelecer um ambiente propício para o diálogo e a aproximação entre as partes, a fim de se chegar a uma solução que ponha fim ao litígio trabalhista. Atualmente, a Justiça do Trabalho gaúcha possui dois desses centros em funcionamento: um no Foro Trabalhista de Porto Alegre (para processos do primeiro grau) e outro na sede do TRT-RS (ações que tramitam em segunda instância).

Com a autorização do Órgão Especial, os Foros Trabalhistas de Passo Fundo, Caxias do Sul e Santa Maria passarão, agora, por adaptações físicas para abrigar os seus Cejuscs. Servidores que atuam nessas localidades já estão sendo capacitados em mediação e conciliação pela Escola Judicial.

A instalação dos Cejuscs nesses três municípios partiu de uma iniciativa dos próprios magistrados locais. O TRT-RS atendeu aos pedidos considerando, também, os portes das cidades, a movimentação processual das unidades judiciárias e o potencial conciliatório das regiões. 

Nova resolução

Na mesma sessão ordinária, o Órgão Especial aprovou a Resolução nº 20/2018Abre em nova aba. O ato normativo regulamenta a atuação e o funcionamento do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Nupemec-JT), ao qual os Cejuscs estão vinculados, e dos próprios centros de conciliação, unificando as diferentes portarias que tratavam da matéria até então. Confira aqui a íntegra da Resolução.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT4. Foto: Inácio do Canto
Tags que marcam a notícia:
serviçoconciliação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista