Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 10/07/2018 10:29. Atualizada em: 10/07/2018 10:40.

Comitê de Equidade do TRT-RS recebe visita do desembargador do TRF4 Roger Rios

Visualizações: 50
Início da galeria de imagens.
Vania, Raquel e Roger
Fim da galeria de imagens.
Início do corpo da notícia.

O Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do Tribunal regional do Trabalho da 4ª Região (RS) recebeu, em sua reunião da última sexta-feira (6/7), visita do desembargador Roger Raupp Rios, presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). O magistrado foi recepcionado pela presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, pela coordenadora do Comitê de Equidade, juíza Raquel Nenê Santos, e pelos demais integrantes do grupo.

Na ocasião, o desembargador manifestou admiração quanto à estrutura do Comitê de Equidade do TRT da 4ª Região, bem como pelas atividades desenvolvidas pelo grupo e ligadas à promoção da diversidade. "Temos uma parceria da Comissão de Acessibilidade e Inclusão com o Comitê de Equidade do TRT4 há dois anos, e já desenvolvemos diversas atividades em conjunto", destacou o magistrado. Segundo Raupp Rios, a ideia é ampliar a estrutura existente no TRF4 nos moldes do Comitê existente no TRT-RS. O magistrado destacou como característica muito importante, presente no Comitê do TRT-RS, a eleição direta de membros que representam segmentos como os servidores com deficiência, negros e LGBTs. Na avaliação do desembargador, membros eleitos tornam a estrutura ainda mais legítima.

Já a juíza Raquel Nenê Santos fez um resumo das atividades em andamento no Comitê de Equidade. Como exemplos, a magistrada destacou o recadastramento dos servidores do TRT-RS para maior precisão nas políticas de inclusão ligadas à raça, gênero e deficiência, dentro da instituição, além das discussões sobre a criação de um núcleo de acolhimento de vítimas em situação de violência.

A juíza também ressaltou a parceria do TRT-RS com o projeto HeforShe, da ONU, de combate ao machismo e à violência contra as mulheres. Uma das ações nas quais a Justiça do Trabalho deverá se engajar é o projeto "Na Linha do Trem", da Trensurb, que pretende fixar materiais de conscientização nas estações de trem de Porto Alegre e Região Metropolitana, bem como desenvolver atividades ligadas ao tema nesses locais. Assim como o TRT-RS, a Trensurb também integra o projeto HeforShe no Rio Grande do Sul.

Outro tribunal que manifestou interesse em conhecer a estrutura do Comitê de Equidade foi o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). Com essa finalidade, está agendada, para o próximo dia 17,  reunião entre o servidor Márcio Martins, representante da Diretoria-Geral do TRT-RS no Comitê, e integrantes do TRE-RS.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Texto: Juliano Machado; fotos: Inácio do Canto - Secom/TRT4
Tags que marcam a notícia:
institucionaldiversidadeequidadegêneropessoa com deficiênciaRaça
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista