Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 24/04/2018 18:13. Atualizada em: 24/04/2018 18:15.

Prédio do TRT-RS exibe fita verde inflável em alusão à campanha de prevenção de acidentes e doenças do trabalho

Visualizações: 50
Início do corpo da notícia.

24-fitaverde810.jpgO TRT-RS passou a exibir na fachada do seu Prédio-Sede, a partir desta terça-feira (24/4), um objeto inflável no formato de uma fita verde. O símbolo faz alusão à campanha nacional Abril Verde, que promove a consciência sobre a prevenção de acidentes de trabalho e doenças decorrentes da atuação profissional. 

A fita verde inflável foi custeada com valores revertidos pelo Ministério Público do Trabalho e vem sendo instalada em diferentes locais de Porto Alegre desde o dia 12 de abril. O símbolo já foi exibido no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), na Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Porto Alegre, na Rótula das Cuias, na sede do MPT-RS na Ramiro Barcelos, na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde e no Hospital de Pronto Socorro. 

Na próxima quinta-feira (26/4) a fita verde estará no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, onde ocorrerá a ação de conscientização da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, em parceria com o MPT, o Ministério do Trabalho e o TRT-RS. 

Acidentes de Trabalho no Brasil

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2017, a Previdência Social gastou mais de R$ 26 bilhões com benefícios pagos em decorrência de acidentes de trabalho. No mesmo período, houve o registro de cerca de quatro milhões de acidentes notificados, dos quais apenas 646 mil em média, por ano, envolveram trabalhadores formais. Como a subnotificação ainda é muito expressiva, os prejuízos podem ser maiores que os registrados. 

O setor da construção civil é responsável pela maioria dos casos de acidentes de trabalho. A maior parte dos acidentes e das mortes decorrentes de atividade no trabalho ocorre com homens entre 18 e 24 anos que recebem baixa remuneração.

A competência para processar e julgar as ações reparatórias de danos patrimoniais e morais decorrentes deste tipo de acidente é da Justiça do Trabalho. O número de processos ajuizados com esta temática é tão alto que o CSJT e o TST criaram, em 2011, o Programa Trabalho Seguro, que promove e executa campanhas nacionais focadas na prevenção de acidentes de trabalho e no fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
abril verde
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista