Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 16/03/2018 19:47. Atualizada em: 21/03/2018 15:06.

Manuel Cid Jardon toma posse como desembargador no TRT-RS

Visualizações: 6
Início do corpo da notícia.


21-jardon-800p.jpgManuel Cid Jardon tomou posse nesta sexta-feira (16) como desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS). A solenidade de posse ocorreu em gabinete, no Salão Nobre da Presidência, e foi acompanhada por familiares, desembargadores, juízes e servidores que atuaram com o empossado. A partir de agora, o magistrado atuará na 1ª Turma do Tribunal e na Primeira Seção de Dissídios Individuais (SDI-1).

Acesse fotos do evento (novas fotos adicionadas em 21/3, às 15h).

A nomeação de Jardon foi publicada no Diário Oficial da União em 8/3. A promoção é pelo critério da antiguidade em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Iris Lima de Moraes, ocorrida em 7 de fevereiro. Jardon foi indicado unanimemente pelo Pleno do TRT durante a sessão de julgamentos realizada no dia 23 de fevereiro. A posse foi a primeira a ocorrer durante a Administração da atual Presidente do TRT-RS, desembargadora Vania Cunha Mattos.

Discurso de posse

O pronunciamento do desembargador Jardon foi marcado por uma retrospectiva da sua trajetória profissional e pelo enaltecimento do sentimento de Justiça, considerado por ele fundamental à magistratura trabalhista. O empossado citou, logo no início de sua fala, uma frase de Goethe: “Por mais longe que a razão nos leva, leva-nos mais longe o coração”. Na sequência, destacou trechos de discursos proferidos por outros desembargadores do TRT-RS, nos quais identificou manifestações em que impera essa necessidade de lutar permanentemente para fazer prevalecer a Justiça. Entre as citações reunidas por Jardon, destacaram-se pronunciamentos dos desembargadores José Felipe Ledur (aposentado em 2017), Beatriz Renck e da própria presidente Vania.

Ao descrever sua dedicação à Justiça do Trabalho, sentenciou: “Vivencio a magistratura com amor e devoção, como um sacerdócio”. Essa disposição, salientou, deriva de uma firma crença na nobreza intrínseca à atividade jurisdicional. Fazendo essas afirmações, renovou seu compromisso com a defesa da Constituição, do Direito e da Justiça.

Palavras da presidente

Na sua manifestação, a desembargadora Vania ressaltou a destacada atuação de Jardon como juiz convocado do Tribunal, em inúmeras ocasiões desde 2002, havendo o magistrado participado em relevantes discussões que muito contribuíram para o aperfeiçoamento das decisões do TRT-RS. Ela também elogiou o permanente esforço de aperfeiçoamento intelectual do desembargador empossado, que além da formação em Direito acumula diplomas de Filosofia e Letras, com mestrado nessa última área.

Presentes

Além da presidente do TRT-RS, estiveram presentes o vice-presidente do TRT-RS, desembargador Ricardo Carvalho Fraga; o corregedor regional, Marçal Henri dos Santos Figueiredo; o vice-corregedor, Marcelo Gonçalves de Oliveira; o procurador do Trabalho Gilson Luiz Laydner de Azevedo; a diretora da Escola Judicial, Carmen Izabel Centena Gonzalez; a secretária-adjunta da OAB-RS, Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira; e o presidente da Amatra IV, juiz Rodrigo Trindade de Souza.

Currículo

Magistrado de carreira, Jardon estava na titularidade da 21ª Vara do Trabalho de Porto Alegre desde 2000, mas atuou como convocado no TRT-RS em diversas oportunidades, ao longo dos últimos anos. Inclusive, como convocado, já trabalhou com mais da metade dos desembargadores atualmente em atividade no Tribunal. Atualmente, já estava ocupando a cadeira deixada pela desembargadora Iris, integrando assim a 1ª Seção de Dissídios Individuais e a 1ª Turma. Ingressou na magistratura trabalhista da 4ª Região em 23 de novembro de 1992, tendo sido titular também da 1ª VT de Erechim (janeiro a agosto de 1995) e da 3ª VT de Sapiranga (até dezembro de 2000).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: Secom/TRT-RS
Tags que marcam a notícia:
posse
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista