Imagem com o número 100 junto ao símbolo do sistema PJe

Publicada em: 15/12/2017 16:02. Atualizada em: 15/12/2017 16:09.

TRT-RS forma primeira turma de servidores especializados em mediação e conciliação

Visualizações: 49
Início do corpo da notícia.

15-conciliadores-1920p.jpgA Justiça do Trabalho gaúcha realizou nessa quinta-feira (14/12) a cerimônia de entrega de certificados para sua primeira turma de formação de mediadores e conciliadores. O evento ocorreu no prédio da Escola Judicial. Na ocasião, seis servidores receberam o diploma de Mediador e Conciliador do TRT-RS: Alexandre Bernardes Cardoso, Gilberto Correa, Marcia Nyland, Milton Vitorio Piva Pereira, Onelio Luis Soares dos Santos e Roseli Rafaelli Rebelo.

Acesse aqui o álbum de fotos do evento. 

O coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Disputas do TRT-RS (Nupemec-JT), desembargador Ricardo Martins Costa, classificou a cerimônia como um momento histórico para a Justiça do Trabalho da 4ª Região. “Vocês são pioneiros e possuem uma formação qualificada. Estão habilitados para atuarem de forma efetiva na mediação e na conciliação”, parabenizou o magistrado. A presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck ressaltou que os servidores estão capacitados nas melhores técnicas conciliatórias. “A conciliação responsável leva em conta os direitos das partes, buscando alcançar a paz e harmonizar o conflito. Vocês contribuirão muito para o TRT-RS concretizar sua missão institucional”, declarou. 

O curso “Mediação e Conciliação na Justiça do Trabalho” é organizado pela Escola Judicial em conjunto com o Nupemec-JT. Dividido em três módulos, busca desenvolver todas as competências para a atuação na área. O primeiro módulo foca em aspectos teóricos-práticos e aborda, entre outros temas, as relações interpessoais, a ética, as técnicas de conciliação, o cálculo trabalhista, e o uso de ferramentas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe) e o Ambiente de Conciliação Virtual. No segundo módulo, os participantes assistem a audiências, no total de 30 horas. O terceiro módulo, que também totaliza 30 horas, consiste em um estágio supervisionado, ocasião em que os alunos colocam em prática todos os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores. 

Também participaram da solenidade o diretor da Escola Judicial, desembargador Alexandre Corrêa da Cruz, o vice-corregedor eleito do TRT-RS, Marcelo Gonçalves de Oliveira, o presidente da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 4ª Região (Amatra IV), juiz Rodrigo Trindade de Souza, a integrante do Nupemec-JT, juíza Elisabete Santos Marques, e os coordenadores do Cejusc-JT do primeiro grau, juízes Luís Henrique Bisso Tatsch e Eduardo Vargas. 

Cejusc-JT

O TRT-RS possui dois Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc-JT) em Porto Alegre. Os locais destinam-se a audiências de conciliação e mediação em processos trabalhistas que apresentam possibilidade de acordo. As audiências são conduzidas por magistrados ou servidores capacitados para este fim. Quando as audiências são conduzidas por servidores, há supervisão de um juiz do Trabalho. 

No primeiro grau, o Cejusc-JT funciona na galeria do Foro Trabalhista de Porto Alegre (Av. Praia de Belas, 1432), ao lado da Central de Atendimento ao Público. O Cejusc-JT do segundo grau está instalado na sala 308 do Prédio-Sede do Tribunal (Av. Praia de Belas, 1100).

Fim do corpo da notícia.
Fonte: texto de Guilherme Villa Verde, fotos de Inácio do Canto (Secom/TRT-RS)
Tags que marcam a notícia:
institucionalconciliaçãomediação
Fim da listagem de tags.

Últimas Notícias

Mão branca segurando três formas humanas ao lado esquerdo do texto: Trabalho Seguro Programa nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho Criança desenhando arcos verde e amarelos em fundo cinza ao lado esquerdo do texto: Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estimulo à Aprendizagem Texto branco sobre fundo cinza: PJe Processo Judicial Eletronico 3 arcos laranjas convergindo para ponto também laranja em canto inferior direito de quadrado branco, seguidos pelo texto: execução TRABALHISTA Mão branca com polegar riste sobre círculo azul ao lado esquerdo do texto: Conciliação Trabalhista